Diversão e Arte

Grupo Sururu na Roda lança disco em que mistura batuque com toque oriental

Made in Japan reúne 22 faixas gravadas ao vivo em CD e DVD

Irlam Rocha Lima
postado em 23/08/2016 07:34
O grupo Sururu na Roda gravou DVD ao vivo em turnê pelo Japão: 15 anos de estrada e um trabalho de referência no Rio de Janeiro
Os irmãs Sílvio e Nilze Carvalho moraram no Japão entre 1991 e 1997. Para aquele país oriental levaram o suingue do samba que herdaram dos familiares. No retorno ao Brasil, com Fabiano Salek e Juliana Zanardi formaram o Sururu na Roda, outro grupo que deu importante colaboração para a Lapa voltar a ser ponto de encontro de artistas e boêmios, no centro do Rio de Janeiro.

Com 15 anos de estrada, o Sururu tem na bagagem seis CDs e dois DVD lançados e é referência de qualidade entre sambistas cariocas da nova geração. Made in Japan, o mais novo trabalho do conjunto, foi gravado ao vivo no Japão, onde, entre novembro e dezembro de 2014, cumpriram uma longa turnê. A gravação, segundo Nilze, ocorreu no último show da excursão, no Kanagawa Prefecture Hall, em Yohohama.

Naquela série de show ; sem a participação de Juliana, que havia deixado o grupo dois anos antes ; eles foram acompanhados pela banda formada por Diego Zangado (bateria), Zé Luís Maia (contrabaixo), PC Castilho (sopro e percussão) e Hudson Santos (violão). ;Durante 45 dias, passamos por 20 cidades, fizemos 22 apresentações em lindos teatros, para plateias nunca inferioes a 1.500 pessoas, sempre amparados por uma equipe técnica de excelência, que nos permitiu pensar somente em música;, destaca Nilze, que além de cantora é cavaquinista.

Para compor o repertório, os três optaram por clássicos da música popular brasileira, vários deles conhecidos dos japoneses. Do samba-exaltação Aquarela do Brasil (Ary Barroso), ouvido na abertura, ao samba-enredo Aquarela brasileira (Silas de Oliveira), que fecha a lista, foram reunidas 22 músicas. Há desde as bossas Chega de saudade e Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), a composições de Dorival Caymmy, como Morena do mar e Saudade da Bahia, passando por Mas que nada (Jorge Ben Jor), Aquele abraço (Gilberto Gil), Trem das onze (Adoniran Barbosa), Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) e Tia Eulália (Nei Lopes e Cláudio Jorge), entre outras.

Três criações dos integrantes do Sururu marcam presença no projeto: Ô sorte (Sílvio Carvalho), Sururu formado e Até no Japão (Sílvio Carvalho), Fabiano Salek e Nilze Carvalho). ;Decidimos incluir no repertório Ano hini kaeritai, uma popular canção japonesa, que ganhou uma do releitura do Sururu, adaptada ao DVD e o CD Ao Vivo;, explica a cantora. O Sururu na Roda ; Made in Japan, é resultado de parceria do grupo com a gravador Biscoito Fino.

Sururu na Roda ; Made in Japan
DVD e CD Ao Vivo do grupo carioca, com 22 faixas. Lançamento da gravadora Biscoito Fino. Orêço médio: R$ 27 (DVD) e R$ 25 (CD).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação