Diversão e Arte

Morre escritor francês Michel Butor, aos 89 anos

Em 2013, autor recebeu o grande prêmio de literatura da Academia francesa

Agência France-Presse
postado em 25/08/2016 10:08

Em 2013, autor recebeu o grande prêmio de literatura da Academia francesa

O escritor francês Michel Butor, um dos criadores do movimento "Nouveau Roman" ao lado de Alain Robbe-Grillet e Claude Simon, faleceu nesta quarta-feira, aos 89 anos, informou sua família ao jornal Le Monde.

[SAIBAMAIS]A morte de Butor, prêmio Renaudot 1957 por La Modificación, foi confirmada à AFP pela editora Gallimard. O escritor morreu no hospital de Contamine-sur-Arve, em Haute Savoie, segundo o Le Monde.

Para os críticos, Butor, autor de vários livros em diversos gêneros, explodiu as estruturas narrativas com La Modificación. Seus romances, ensaios e poesias escapavam aos padrões.

Por ocasião da exposição que lhe consagrou na Biblioteca Nacional da França (BNF) em 2006, Butor declarou que "escrever é derrubar barreiras".

Em 2013, recebeu o grande prêmio de literatura da Academia francesa. Nascido em 14 de setembro de 1926 em Mons-en-Baroeul, filho de um inspetor ferroviário, Michel Butor, diplomado em filosofia e doutor em letras, fez carreira como escritor e professor.

Pai de quatro filhas, Michel Butor teve como trabalho derradeiro uma obra publicada há quatro meses consagrada a Victor Hugo na coleção "Os autores da minha vida" (Buchet-Chastel).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação