Diversão e Arte

Filmes estrangeiros são exibidos no Festival de Cinema de Gramado

A partir de segunda (29/8), são exibidos sete títulos selecionados para competição dos filmes com produção estrangeira

Ricardo Daehn
postado em 29/08/2016 07:00

'Las toninas van al este' é a atração da segunda-feira (29/8)

Com questões que tocam heranças familiares à discussões de tópicos ligados à expressão da sexualidade, o 44; Festival de Cinema de Gramado chega a mais uma etapa, a partir de hoje, com a exibição de sete títulos selecionados para competição dos filmes com produção estrangeira. Nessa linha, hoje será a vez da exibição de Las toninas van al este, no Palácio dos Festivais.

Atuado e dirigido por Verónica Perrotta (em parceria com o cineasta Gonzalo Delgado), o longa criado com a integração entre Argentina, Uruguai e Alemanha mostra peculiar momento para uma figura decadente da cena da região do Rio da Prata. Chamado pelo apelido de Gordo, um artista gay atuante em Punta del Este, vive uma trama de reconciliação ao lado da filha sempre renegada Virgínia; entre eles um elo de aproximação: o futuro neto.

O tema da paternidade (mais precisamente da transmissão de dados culturais) também dá o norte para Guarani, coprodução entre Paraguai e Argentina. Dirigido por Luis Zorraquín, o longa-metragem, igualmente na disputa pelos prêmios Kikitos reservados à ficção estrangeira, se detém na relação entre um simplório pescador e a neta dele.

Posta de lado, Iara, a jovem, tem a incumbência de guiar o senhor para uma viagem até Buenos Aires, terra na qual poderá viver o maior momento de alegria: o nascimento do primeiro neto homem, capaz de levar adiante não apenas o idioma guarani, mas ainda a embrutecedora profissão que ele teve por opção.

A matéria completa está disponível aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação