Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Morre Gene Wilder, ator de 'A fantástica fábrica de chocolate'

Ele teria morrido 'este mês', por em decorrência de complicações do mal de Alzheimer


Dono de incontáveis sucessos, muitos encaixados na melhor definição de uma boa Sessão da tarde, o ator, diretor e roteirista Gene Wilder morreu, aos 83 anos, com mistério quanto à causa (ele teria morrido ;este mês;, por em decorrência de complicações do mal de Alzheimer).

Vivendo nada menos do que o empresário Willy Wonka, que adoçou inúmeras infâncias nutridas pelo humor e a fantasia de A fantástica fábrica de chocolate (1971), Wilder ainda teve no currículo filmes por ele dirigidos do calibre de A dama de vermelho (1984), que, temporariamente, consagrou Kelly LeBock.

Parceiro regular do comediante e diretor Mel Brooks, Wilder esteve em enormes sucessos de crítica, como Banzé no Oeste (1974), Primavera para Hitler (1969) e O jovem Frankenstein (1971), além de estrelar, ao lado de Richard Pryor, a comédia Cegos, surdos e loucos (1989).

Um dos últimos trabalhos do ator foi na série Will & Grace (exibida até 2003). Duas disputas pelo Oscar consagraram a carreira de Gene Wilder: competiu pelo roteiro de O jovem Frankenstein e perdeu (justo para Jack Albertson ; outro ator de A fantástica fábrica de chocolate) o Oscar de coadjuvante, ao competir por Primavera para Hitler.