Diversão e Arte

Projeto de artistas do DF promove caravana cultural no Nordeste

O grupo Grito de liberdade pretende levar cultura dos povos afrodescendentes para nove cidades brasileiras

postado em 31/08/2016 14:00
Mestre Cobra criou o grupo em 1980 na Candangolândia com o objetivo de perpetuar a cultura de matriz africana

O grupo brasiliense Grito de liberdade fará uma caravana pelo Nordeste para educar, com arte, a história e a cultura dos povos afrodescendentes. O coletivo, que já promove projetos de arte e educação pelo DF, dessa vez percorrerá, três estados e nove cidades da região apresentando espetáculos e rodas de capoeira. A passagem será a partir de 2 de setembro seguindo até o dia 18, passando por locais como Piauí e Bahia.

A peça, que conta com o incentivo da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, foi concebida pelo grupo e direcionada pelo capoeirista Minhoca. O espetáculo Quilombos da liberdade, identidade toma como referência, as mitologias africanas que exploram a linguagem corporal e artística por meio dos movimentos e figurinos que resgatam as práticas da raiz africana. As coreografias são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação