Diversão e Arte

Circuito Instrumental Itinerante percorre o Distrito Federal

A ideia é incentivar o gosto pela música e por outras artes populares

postado em 01/09/2016 07:30
A ideia é incentivar o gosto pela música e por outras artes populares
Se o público não vem, a música vai atrás. Assim funciona o projeto Circuito Instrumental Itinerante, um evento que circula por várias cidades da periferia do Distrito Federal promovendo a diversidade artística e cultural brasiliense.

Criado inicialmente para divulgar e promover na população o gosto pela música instrumental, o projeto foi crescendo e começou a abarcar outras artes. Em 2016, além das tradicionais atrações de música, o Circuito Instrumental faz um intercâmbio também com a cultura popular, samba, choro, teatro e circo de rua.

A produtora Cássia Lemes conta que mais do que realizar shows, os organizadores também têm intenção de contribuir com a formação de público: ;A escolha da música instrumental no princípio foi para quebrar esse preconceito que ainda existe com esse estilo musical e é surpreendente, porque, a cada edição, é possível perceber o quanto as pessoas gostam, mas talvez não manifestassem interesse por falta de acesso;, conta.

Em sua quarta edição o projeto já passou por quase todas as regiões administrativas do Distrito Federal tendo como palco praças, feiras, museus e ruas do DF. A escolha funciona da seguinte forma: o grupo entra em contato com as administrações das cidades, pesquisa um local que costuma ser ponto de encontro tradicional dos moradores da região e pronto, ali o Circuito monta o seu espetáculo. Dessa forma os organizadores pretendem facilitar o acesso do público e a aumentar a presença dos moradores da cidade.

Atrações
Este ano o Circuito está passando por seis regiões administrativas com as seguintes atrações: D. Gracinha da Sanfona, Orquestra Popular Marafreboi, Grupo Sai da Frente, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas e George Lacerda. Sobradinho, Planaltina já receberam o evento no mês de agosto e agora é a vez da Vila Telebrasília e de Ceilândia.

Na Vila Telebrasília o show acontece no próximo domingo, 4 de setembro, na praça da cidade. O show vai ser especial e guarda algumas surpresas, pois a Vila comemora aniversário neste dia. Na quarta, feriado de 7 de setembro, o Circuito Instrumental chega em Ceilândia e se apresenta na Rua Independência, ao lado do Centro Cultural da Ceilândia. Em outubro, o Circuito passa pela Feira do Guará.

A programação prevê ainda uma apresentação no Hospital da Criança de Brasília e outra no Centro de Ensino Especial n; 1. Além das apresentações inclusivas, o projeto irá abordar também temas sobre a sustentabilidade ambiental, promovendo oficinas de horta orgânica e compostagem em uma escola pública do Cruzeiro.

Para assinar, clique aqui.








Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação