As experiências possibilitadas pelo Cena Contemporânea vão além da troca entre espectador e público. Hoje, é possível assistir a O filho, do tradicional e premiado Teatro da Vertigem, além da apresentação do infantojuvenil Um caminho para Sara.
A participação ativa do público e a possibilidade de reflexão continuam a aparecer como uma das preocupações principais de atores, diretores e dramaturgos, mostrando que a expressão do teatro acontece, justamente, no instante da troca. Outras duas apresentações locais farão parte da programação de sábado: O imortal, do Coletivo Irmãos Guimarães; e Ladrão de mim, de Lucianna Mauren. O Looping Bahia Overdub leva a criação coletiva dos artistas baianos para o Museu Nacional da República, enquanto duas companhias internacionais ocupam a Funarte e o Sesc Garagem com os espetáculos Noite, do grupo Circolando, de Portugal e Distância siete minutos, do Titzina Teatro, da Espanha.
Essa interação entre público e artista é um dos pontos altos do festival, como destaca a atriz carioca Giselle Fróes, que protagoniza o monólogo O imortal. Fróes afirma que a experiência teatral é válida se for realmente viva, possibilitando que os espectadores se movam com aquele trabalho.
;É assim que acredito que o teatro deve ser, aberto. Em O imortal nós trabalhamos muito com imagem de um rascunho em seu melhor sentido, já que é um trabalho em processo, o que possibilita que o público e as experiências que temos nas apresentações colaborem com o desenvolvimento da peça;, afirma.
Programação
Um caminho para Sara
Fernando Guimarães (DF). Teatro Sesc Paulo Autran, Taguatinga, às 16h.
O filho
Teatro da Vertigem (SP). Galpão Marc System, Taguatinga, às 17h e 20h.
Noite
Circolando (Portugal). Teatro Plínio Marcos (Funarte), às 19h.
Ladrão de mim
Lucianna Mauren (DF). Espaço Imaginário Cultural (Samambaia), às 20h.
Looping Bahia Overdub
Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino (BA). Teatro Sesc Newton Rossi, Ceilândia, 20h.
Distancia siete minutos
TITZINA Teatro (Espanha). Teatro Sesc Garagem, às 21h.
O imortal: um ensaio
Coletivo Irmãos Guimarães (RJ/DF). Galeria Athos Bulcão, às 21h