Diversão e Arte

Clube do Choro cria um café para driblar a Lei do Silêncio

O espaço quer abrir opção para os artistas e animar a noite brasiliense

Irlam Rocha Lima
postado em 04/09/2016 07:35

Grupo de chorões no Café Musical, o novo espaço de resistência da cultura brasileira

Os rigores da Lei do Silêncio e a crescente diminuição de espaços para os músicos da cidade exercerem o seu ofício têm deixado a classe artística brasiliense preocupada. Com isso, o público ; cada vez mais ; , deixa de usufruir da manifestação cultural que melhor representa a capital, tanto no Brasil quanto no exterior.

Assim sendo, uma onda de entusiasmo se verifica quando é anunciado o surgimento de um novo palco para receber instrumentistas, cantores e grupos, intérpretes de diferentes estilos musicais, num local já consagrado e em área nobre: o prédio com a grife de Oscar Niemeyer, no Eixo Monumental, onde funciona o Espaço Cultural do Choro.

Na parte externa do edifício, passa a funcionar, ainda este mês, o Café Musical, que se propõe a ser uma opção a mais para quem deseja levar às pessoas o trabalho que vem realizando. ;Os que cultuam as diversas vertentes da MPB, vão poder se deleitar com o que melhor se produz em Brasília nesse segmento;, antecipa Henrique Neto, coordenador do espaço.

[SAIBAMAIS]

Coordenador, também, da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabelo, Henrique é um profundo conhecedor do que é feito musicalmente por seus pares, de diferentes gerações. Para levar adiante a proposta desse empreendimento ; a ideia foi desenvolvida com as irmãs Heloisa e Marília ; ele teve o respaldo do pai Henrique Santos Filho, o Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro.

;Instalado num local arborizado, na parte externa do Espaço Cultural do Choro, o Café Musical está distante das áreas residenciais do Plano Piloto. Assim, as apresentações dos músicos, não vão incomodar os moradores das quadras, nem causar problema à vizinhança, que costuma evocar a Lei do Silêncio;, destaca o coordenador.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação