Diversão e Arte

Discos de música sertaneja chegam ao mercado com novidades do gênero

Trabalhos de Gusttavo Lima, Fred & Gustavo e Zé Felipe têm temas românticos e populares

Adriana Izel
postado em 05/09/2016 07:30

Em novo álbum, Gusttavo Lima mescla seu lado romântico com o lado festeiro

A música sertaneja está entre os gêneros mais populares do Brasil. Até por isso, o estilo tem vários representantes e sempre tem novidades. ;Vejo a força do sertanejo como algo muito grande. A união dos artistas, a modernização do som... Tudo isso fez com que o gênero ficasse mais forte. É um ritmo popular e envolve as pessoas de diferentes classes sociais e regiões;, defende o cantor Gusttavo Lima sobre a popularização do estilo, em entrevista ao Correio. Gusttavo Lima está entre os artistas que lançaram trabalhos no cenário. Além dele, o mercado ainda conta com os trabalhos novos da dupla Fred & Gustavo e do novato Zé Felipe.

Um dos principais nomes do sertanejo universitário, o cantor Gusttavo Lima lançou neste ano o quinto álbum da carreira. Intitulado 50/50, o disco, que se tornou CD e DVD, foi gravado em Caldas Novas, um dos locais importantes na trajetória do sertanejo, que se apresentou em algumas edições do festival Caldas Country, tradicional evento de música sertaneja realizado na cidade. ;Adoro aquele lugar. Passei muitos momentos marcantes na minha carreira e o Lagoa (Temas Parque, espaço da gravação) foi um local que me chamou atenção por conta da natureza, além de ser perto de Goiânia, lugar onde eu moro e tenho meu escritório;, conta o artista.

O material reúne 21 faixas e leva o nome 50/50 por ser composto por 50% de faixas românticas e o restante de músicas consideradas de balada. ;Eu quis, por meio das faixas, mostrar meu lado festeiro e meu lado tranquilo. Escolhi músicas que me tocaram a alma e também as que me fizeram sorrir;, afirma Gusttavo. Os primeiros singles divulgados do álbum foram as canções Se é para beber, eu bebo, Não paro de beber e Que pena que acabou. Além dessas, outras faixas do CD estão sendo incorporadas no repertório de shows do artista, como Homem de família, Abre o portão que eu cheguei e Cidade acordada.

[VIDEO1]

A direção do DVD ficou por conta de Raoni Carneiro e Dudu Borges. Raoni trabalhou recentemente com Anitta e Sandy em seus DVDs Meu lugar e Meu canto, respectivamente. Já Dudu Borges é um dos nomes mais conhecidos do cenário caipira, tendo no currículo trabalhos com praticamente todos os sertanejos da nova geração.

Saindo da sombra do pai Leonardo, Zé Felipe mostra sua identidade


Seguindo os passos do pai, Leonardo, o jovem Zé Felipe tem se firmado no mercado da música sertaneja. No segundo disco da carreira, Proibido é mais gostoso, o artista começa a mostrar mais sua identidade, misturando o sertanejo com influências da música pop, inclusive, latina. ;A grande diferença é que nesse CD estou com mais experiência. Cheguei a essa maturidade. No primeiro disco, eu tinha duas músicas em mente. Desta vez, cheguei com o repertório pronto;, explica Zé Felipe.

[VIDEO2]

Apesar de estar mais envolvido com o processo de criação do disco participando da construção dos arranjos, por exemplo, Zé Felipe ainda não mostrou seu lado compositor no CD, algo que ele pretende nos próximos trabalhos. Sobre a pressão por fazer parte de uma família musical, Zé Felipe diz que a cobrança vem mais dele mesmo. ;Na minha família todo mundo canta. Comecei no DVD de 30 anos do meu pai. De lá para cá, tudo foi acontecendo. Eu sempre me cobrei bastante. Meu pai é minha maior referência e tenho um compromisso com os meus fãs de estar sempre melhorando;, completa.


Juntos desde 2014 após uma mudança de formação, a dupla Fred & Gustavo traz no novo material, Fred & Gustavo ; Ao vivo em Goiânia, um repertório que mistura músicas animadas e descontraídas com faixas mais românticas. ;Buscamos histórias mais reais (nas letras das músicas), que fossem dançantes e que fizessem a cabeça da galera, fáceis de cantar;, afirma Gustavo.

[VIDEO3]

Com direção musical de Jenner Mello, o álbum tem 20 faixas, algumas inéditas e mais regravações. Do disco, a dupla já lançou A culpa é da bebida (com Wesley Safadão), Cama pequena, Dois meses assim (Maiara & Maraisa), Desliga aí e Love dog (Zé Neto & Cristiano). ;Buscamos sempre escolher a dedo nosso repertório priorizando músicas que tocam no coração das pessoas, que fazem elas se identificarem;, diz Fred.

Proibido é mais gostoso
De Zé Felipe. Sony Music, 14 faixas. Disponível nas

50/50
De Gusttavo Lima. Som Livre, 21 faixas (DVD) e 14 faixas (CD). Preço médio: R$ 39,90. Disponível nas plataformas digitais.

Fred & Gustavo ; Ao vivo em Goiânia
De Fred & Gustavo. Independente, 20 faixas. Preço médio: R$ 19. Disponível nas plataformas digitais.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação