Diversão e Arte

Filarmônica de Passárgada faz música coerente, experimental e popular

Terceiro disco do grupo tem parcerias com Tom Zé, Ná Ozzetti e Guilherme Arantes

Alexandre de Paula
postado em 05/09/2016 07:30

A  Filarmônica de Pasárgada canta a internet no novo disco, Algorritmos

Reza a lenda que a Filarmônica de Pasárgada surgiu de uma promessa de Marcelo Segreto a seis colegas do curso de música da Universidade de São Paulo, em 2008. Segreto garantia que, tocando as canções deles, o grupo ficaria famoso e todos eles ricos em no máximo dois anos. Oito anos depois, se a grana e o sucesso global ainda não chegaram, o grupo conseguiu o aval de nomes de peso da música brasileira, como Tom Zé, Luiz Tatit e José Miguel Wisnik, e chega ao terceiro disco, Algorritmos com projeto coerente, experimental e, ainda assim, popular.

Para o novo álbum, Marcelo Segreto escolheu falar de um tema atual e presente o tempo todo na vida contemporânea: a internet. ;Quando eu estava compondo o Rádio lixão (álbum anterior), pensei nessa coisa da internet. Isso já estava nas canções de certo modo. É uma experiência que está dentro de nossos processos da vida, tudo hoje é guiado pela internet;, comenta.

Por estar tão presente, Segreto considerou que a web seria um bom mote para as canções do disco. ;É algo tão cotidiano que acaba tendo muitos elementos para explorar na composição das canções. O nosso dia a dia está na internet, achei que ia dar pano para manga, que daria pra fazer várias canções legais;, conta.

Para as 15 faixas, ele se baseou em processos da web para compor. O limite de caracteres do Twitter, a estrutura de chat, o formato de post e comentários, tudo foi ponto de partida para a criação de Segreto.;Fui elencando os processos mais relevantes, os que são mais populares. Pensei: ;tem que ter um bate-papo, tem que ter wikipedia;. Agora, a forma como eu ia fazer isso é que é o mais legal.;

A estrutura pode ser percebida claramente em composições como 7 comentários. Nela, Segreto convidou sete compositores para criar comentários sobre um post-refrão feito por ele. Na gravação, além de Segreto, Tom Zé, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Juçara Marçal, Ná Ozzetti e Guilherme Arantes dão voz aos comentários escritos pelos amigos. ;Achei que seria mais legal do que só escrever nessa linguagem, pegar essa estrutura e compor em cima dela. Então, fiz um refrão e mandei pra amigos e pedi que eles escrevessem sobre isso;, conta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação