Diversão e Arte

Gustavo Macacko faz show no Feitiço Mineiro

Cantor e compositor mostrará faixas de 'Despertando para o anonimato'

Irlam Rocha Lima
postado em 06/09/2016 07:35

O cantor Gustavo Macacko se apresenta no Feitiço Mineiro, com a participação de convidados

Gustavo Macacko é um nômade. Nascido em Goiás, foi registrado em Minas Gerais, desenvolveu a carreira artística no Espírito Santo e há cinco anos está radicado no Rio de Janeiro. Cantor e compositor com dois discos lançados e um DVD gravado, já fez turnês pela Europa ; numa delas participou dos festivais de Montreux (Suiça) e do Tomada da Bastilha (França).

Pela primeira vez em Brasília, ele se apresenta hoje, às 21h30, no Feitiço Mineiro, tendo como convidados o percussionista e cantor Bruno Dourado (InNatura) e o poeta Aluízio Napoleão. "Nesse show de voz e guitarra, vou mostrar músicas dos meus dois CDs, Macaco, Chiquinho e o cavalo (2009) e o Despertando para o anonimato (2014); e alguma coisa do DVD que devo lançar ainda neste semestre;, anuncia.

A trajetória Macacko teve início há 15 anos em Vitória, onde criou o grupo percussivo Bloco Bleque e teve presença ativa na cena musical. Mas, foi ao se transferir para o Rio que seu trabalho deslanchou. "Aqui, lancei meus dois álbuns, assinei com Gabriel Pensador a música tema do game Fifa Soccer 22; e a do Campeonato Brasileiro de 2012, intitulado Só tem jogador, para o canal Sportv", conta.

Na capital carioca, ele fez direção artística do evento No Jardim dos Encontros e Desencantos; e em parceria com Júlia Bosco idealizou o projeto Cabine 103. ;A paixão pelo legado do compositor e cantor Sérgio Sampaio, que tanto eu quanto a Júlia temos, foi o que nos aproximou. Logo em seguida, levamos o projeto à Itália, onde tomamos parte dos festivais Espírito Mundo e Brasilicata Tour. Lá, homenageamos o artista capixaba, tido como maldito, que deixou uma obra maravilhosa;, lembra.

Despertando para o anonimato
, base (e nome) do show desta noite, traz nove faixas, sendo todas autorais. Há algumas feitas em parceria, entre as quais Cada Fernando uma pessoa, composta com Otto e Tchong. "Vou fazer também canções do DVD, que gravei em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na sede do Projeto Tamar, em Vitória. Uma delas é Chico e Patty, uma espécie de Eduardo e Mônica, ambientada no atual contexto político do país, que narra o encontro de um casal de ideologias opostas, formado pelo rebelde a favor e a revolucionária global;, destaca.

Despertando para o anonimato
Show do cantor, compositor e guitarrista Gustavo Macacko, com a participação de Bruno Dourado e Aluízio Napoleão, nesta terça (6/9), às 21h30, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Couvert artístico R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 3272-3032.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação