Diário de Pernambuco
postado em 06/09/2016 09:08
O filme Aquarius, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, teve a segunda melhor estreia brasileira do ano. O longa-metragem protagonizado por Sonia Braga alcançou cerca de 55 mil espectadores, de acordo com publicação na página oficial do filme, e arrecadou R$ 880,150 mil em bilheteria no primeiro fim de semana em cartaz.
O título de principal estreia brasileira é a produção bíblica Os dez mandamentos, de Alexandre Avancini. A trama religiosa levou aos cinemas as cenas exibidas na novela da Record e contabilizou mais 3 milhões de ingressos vendidos somente na primeira semana.
"A reação ao filme está sendo muito positiva, salas lotadas em todo o país, salas comerciais, salas alternativas, um boca a boca incomum, com pessoas dizendo que vão assistir ao filme mais de uma vez. O longa deve expandir seu circuito a partir desta quinta-feira e esperamos um aumento substancial na renda nesta quarta, que é feriado nacional", afirma Silvia Cruz, da distribuidora Vitrine Filmes. Aquarius estreou na última quinta-feira (1; de setembro) e está em cartaz em 89 salas do país.
Em comparação com outras obras, Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, contabilizou 44 mil ingressos no primeiro fim de semana. A estreia de Nise: O coração da loucura, com Glória Pires no elenco, levou 23 mil espectadores para os cinemas, em abril. Boi Neon, do pernambucano Gabriel Mascaro, contabilizou 7,1 mil (em janeiro).
Nesta quinta-feira, Aquarius será exibido no Festival de Toronto, no Canadá. O filme foi lançado em maio, no Festival de Cannes, quando concorreu à Palma de Ouro. Ele já foi premiado em vários países, Peru, Polônia, Austrália e Holanda entre eles.
Na história, Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Avenida Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela enfrenta as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.
O longa-metragem ainda compõe a lista de 17 filmes que vão disputar a indicação brasileira para uma das vagas ao Oscar de filme estrangeiro em 2017. O resultado será divulgado no dia 12 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.