Diversão e Arte

'Aquarius' tem segunda melhor estreia brasileira do ano

Filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho alcançou 55 mil espectadores no fim de semana de estreia

Diário de Pernambuco
postado em 06/09/2016 09:08
Filme rodado no Recife debate a especulação imobiliária
O filme Aquarius, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, teve a segunda melhor estreia brasileira do ano. O longa-metragem protagonizado por Sonia Braga alcançou cerca de 55 mil espectadores, de acordo com publicação na página oficial do filme, e arrecadou R$ 880,150 mil em bilheteria no primeiro fim de semana em cartaz.

O título de principal estreia brasileira é a produção bíblica Os dez mandamentos, de Alexandre Avancini. A trama religiosa levou aos cinemas as cenas exibidas na novela da Record e contabilizou mais 3 milhões de ingressos vendidos somente na primeira semana.

"A reação ao filme está sendo muito positiva, salas lotadas em todo o país, salas comerciais, salas alternativas, um boca a boca incomum, com pessoas dizendo que vão assistir ao filme mais de uma vez. O longa deve expandir seu circuito a partir desta quinta-feira e esperamos um aumento substancial na renda nesta quarta, que é feriado nacional", afirma Silvia Cruz, da distribuidora Vitrine Filmes. Aquarius estreou na última quinta-feira (1; de setembro) e está em cartaz em 89 salas do país.

Em comparação com outras obras, Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, contabilizou 44 mil ingressos no primeiro fim de semana. A estreia de Nise: O coração da loucura, com Glória Pires no elenco, levou 23 mil espectadores para os cinemas, em abril. Boi Neon, do pernambucano Gabriel Mascaro, contabilizou 7,1 mil (em janeiro).

Nesta quinta-feira, Aquarius será exibido no Festival de Toronto, no Canadá. O filme foi lançado em maio, no Festival de Cannes, quando concorreu à Palma de Ouro. Ele já foi premiado em vários países, Peru, Polônia, Austrália e Holanda entre eles.

Na história, Clara (Sonia Braga) mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Avenida Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela enfrenta as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

O longa-metragem ainda compõe a lista de 17 filmes que vão disputar a indicação brasileira para uma das vagas ao Oscar de filme estrangeiro em 2017. O resultado será divulgado no dia 12 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação