Fernando Mendes já era um cantor e compositor de sucesso, com 30 anos de carreira, 10 discos lançados e incontáveis sucessos, quando, em 2003, Caetano Veloso gravou Você não me ensinou a te esquecer para a trilha sonora do filme Lisbela e o prisioneiro. O artista mineiro, nascido em Conselheiro Pena, que até então só era ouvido em rádios AM, passou a ter essa música tocada pelas FM.
;De uma hora para outra deixei de ser brega para me tornar cult;, diz, em tom de brincadeira. Ele lembrou como foi informado que uma de suas músicas de maior popularidade fora gravada por ninguém menos que Caetano. ;Era uma manhã de segunda-feira e eu estava dormindo, em meu apartamento em São Paulo, depois de shows no fim de semana. Aí o telefone tocou. Atendi e ouvi alguém me dizer que um dos maiores nomes da MPB iria cantar Você não me ensinou a te esquecer num filme. Pensei que era um trote e desliguei o aparelho. Mas a pessoa insistiu e ligou novamente.;
O cantor se refere a Marcus Vinicius, sócio de Gilda Mattozo, em uma prestigiosa assessoria de imprensa do Rio de Janeiro. ;Ele me disse que Paula Lavingne, produtora do Caetano, queria que eu fosse ao Rio, para me encontrar com ele. Lá, no escritório dela, fui muito bem tratado por todos e elogiado pelo meu novo fã;.
A canção, que à época passou a fazer parte da programação das FM de todo o país, trouxe bons dividendos para Fernando. ;Depois disso, o valor do meu cachê de shows aumentou e pude comprar um outro apartamento;, revela. Você não me ensinou a te esquecer foi regravada também pelo cantor sertanejo Leonardo e pela dupla Bruno & Marrone; e, tempos depois, ouvida na voz de um cantor de boate, personagem do filme Serra Pelada. ;Tudo por causa do Caetano;, comenta, agradecido.
Repertório
Em 43 anos de carreira, Fernando Mendes gravou 15 discos. O mais recente é o que leva o nome do cantor, lançado na última terça-feira, em show na festa comemorativa dos 43 anos da Rádio Planalto AM. O CD, de produção independente, traz em 20 faixas, composições autorais mais recentes, como Faz, mas faz, Não torço por você, Acredite no amor e Você é meu único vício. ;Mas quis incluir também no repertório, alguns dos meus antigos sucessos, entre os quais Desconhecida, Cadeira de rodas (numa versão acústica) e, claro Você não me ensinou a te esquecer;, destaca.
Sobre Cadeira de rodas ele fala com entusiasmo. ;O LP com essa música vendeu mais de 1 milhão de cópias. Eu a compus depois de testemunhar a emoção de uma fã, que, em cima de uma carreira de rodas, assistiu a apresentação minha em Vitória da Conquista, na Bahia. Quando deixei o local falei para o meu produtor que iria homenageá-la e fiz essa canção. Desde então, nunca mais ela saiu do repertório dos meus shows.;
Fernando Mendes
CD do cantor e compositor mineiro, de produção independente, com 20 faixas. Preço médio R$ 20.
A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique aqui.