Diversão e Arte

Onda retrô invade produções culturais para conquistar o público

A série Stranger things e o game Pokémon GO são algumas das atrações retrô que conquistaram o público

Alexandre de Paula
postado em 12/09/2016 08:52

A série Stranger things e o game Pokémon GO são algumas das atrações retrô que conquistaram o público

A onda é ser retrô. A nostalgia, rebobinar a fita e voltar ao passado, é um modo eficaz de trazer sentimentos de um tempo que ficou para trás e que deixou saudades. A sensação invadiu tanto o mercado quanto as produções culturais. Pokémon GO, Stranger things, Caça-fantasmas... A lista é grande. ;Na área da psicanálise, nostalgia é um desejo de voltar a um ;passado filtrado;, um mix de memórias entrelaçadas que subtraem as emoções negativas;, explica a especialista em marketing e coordenadora do curso de Branding da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Berenice Ring.

Autora do livro Tsunami: porque as empresas que surfam esta onda gigante chegam à frente de seus concorrentes, Berenice explica que a nostalgia é um recurso efetivo e usado desde sempre para conquistar o público e os consumidores. ;É uma ferramenta muito poderosa e sempre foi usada pelo marketing para se aproximar emocionalmente dos consumidores.;

Para a professora, a grande sacada da nostalgia nos tempos atuais é a associação dela com as novas gerações, ainda jovens e totalmente conectadas. ;O que acontece hoje de mais interessante é que o comportamento nostálgico aparece junto aos millenials. Uma geração um tanto jovem para sentir nostalgia, não é? Esta é a primeira geração nascida digital, um grupo demográfico passou a vida imerso no universo virtual;, comenta.

A pressa dos tempos atuais, as relações virtuais, tudo isso, segundo a professora, contribui para que as novas gerações se sintam tão atingidas pela sensação de nostalgia. ;Nostalgia dá audiência, vende bem para todos os públicos. No entanto, existe um consenso de que esse segmento millenial possui uma afinidade maior com o sentimento das gerações anteriores;, explica. ;Para esta geração, nostalgia não apenas evoca uma sensação de ;tempos melhores;, mas uma sensação de descoberta ,que os faz sentir até mais fashion;, completa.

Especialista em marketing pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Weydder Almeida explica que o avanço tecnológico facilitou o acesso a informações de períodos anteriores. ;O desenvolvimento das telecomunicações e o advento da internet possibilitaram acesso a uma quantidade infindável de informações. Isso permite que o passado hoje seja revisitado mais do que em qualquer outro período.;

As produções culturais foram afetadas e influenciadas diretamente por essa tendência e pela facilidade atual de acessar a informações, acredita Almeida. ;Isso pode ser notado em filmes e séries que marcaram uma época como o caso das recentes adaptações de Star trek, a continuação da saga clássica de Star wars e os mais atuais sucessos de bilheteria, como Robocop e Godzilla.;

Valores emocionais


O ápice da nostalgia nas produções atuais, no entanto, está no game Pokémon GO. Unindo o sentimento de saudade dos fãs da década de 1990 e a vontade de capturar as criaturas no mundo real (possibilitado pela tecnologia de realidade aumentada), o jogo conquistou milhares de usuários no mundo todo. ;A geração atual é obcecada com os anos 1990 ; época em que passou sua infância ; e, nos Estados Unidos, diversas marcas já se aproveitaram dessa informação. Mas o maior fenômeno é, realmente, o Pokémon GO. Os millenials nostálgicos estão, sem dúvida, ajudando a turbinar o sucesso mundial do jogo;, confirma a professora Berenice Ring.

Para obter sucesso, as produções nostálgicas precisam garantir que o ;novo; produto seja dotado de valores emocionais verdadeiros, ressalva o especialista Weydder de Almeida. ;O apelo emocional só existe quando consegue encontrar empatia e criar afinidade com o seu público-alvo. Seja através de uma época passada, experiência vivida ou conceito estético. Não basta se apropriar de uma história que não é genuína;, comenta.

Outro fenômeno atual da nostalgia na cultura pop, a série Stranger things, da Netflix, foi buscar referências na década de 1980 para conquistar tanto o público que viveu a época,quanto os novos nostálgicos. Aliado a isso, a Netflix se baseou em algoritmos para descobrir o que o público esperava. ;A série apela para a nostalgia dos anos 1980, mas não parece usar de grandes inovações criativas. Preferiu apostar no seguro. Apelou para o mix tecnologia%2bnostalgia. Parece que o lançamento está indo bem. Vamos ver quanto tempo dura com esta aposta no seguro;, pondera Berenice Ring.

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