Diversão e Arte

Cultura cigana chega aos palcos em espetáculo no CCBB

A cia. Os Buriti apresenta Kalo, presente de Maurice Durozier

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 12/09/2016 08:59

A cia. Os Buriti apresenta Kalo, presente de Maurice Durozier

Para dar continuidade ao trabalho de teatro, música e cultura popular nos palcos, a Cia. Os Buriti apresenta seu novo espetáculo, Kalo ; filhos do vento. A peça foi escrita e entregue de presente para a companhia por um dos mais antigos atores do Theatre Du Soleil, Maurice Durozier. A cultura cigana dá ritmo e cor ao espetáculo, que fica em cartaz gratuitamente no Centro Cultural Banco do Brasil durante todo o mês. A história conta a jornada da cigana Suki, uma contadora de histórias que quer salvar a memória do seu povo. Ela viaja entre tempo e espaço, real e imaginário, na companhia de Baxt, a sorte do povo cigano, um fantasma que a acompanha.

A trupe brasiliense mostra que a cultura popular continua viva no imaginário de adultos e crianças, podendo despertar sempre novas memórias e sensações. O presente do ator Maurice veio após um contato com a atriz Naira Leão em uma oficina de teatro. O encontro entre os dois mundos aconteceu após a descoberta de que o trabalho em família permeava as criações de ambos os trabalhos, tanto dos Buriti, quanto do Theatre Du Soleil. ;Foi em 2011 durante uma oficina que ele ministrava no CCBB. Ele estava trabalhando com a temática cigana na época e nós trabalhamos muito com o improviso. Maurice determinava personagens e situações e nós criávamos em cima delas. Em um desses improvisos eu dancei no palco e ele logo me disse que o que eu fazia ali era dança cigana;, conta Naira Carneiro, que é atriz e diretora da peça ao lado da mãe, Eliana Carneiro.

O trabalho familiar chamou a atenção do artista, que entregou o texto para a brasiliense, com uma total liberdade de criação e invenções para o que seria montado a partir de então. Maurice Durozier criou o texto de Kalo após uma viagem feita em família, cumprindo a jornada cigana. ;Acho que o fato de ele ter visto que eu também trabalho em família, deve ter motivado ele a me entregar o texto. A gente trabalha em família desde pequenos, eu estou com a minha mãe em cena, já trabalhamos juntas há 20 anos. Mas nessa peça meu irmão, de 17 anos, está com a gente também, ele voltou a participar depois de muitos anos e isso é o mais especial;, declara a atriz. O clima familiar se estende para os bastidores, já que o cenário é montado pelo pai de Naira.

Cultura popular

A mistura da cultura brasileira com a de outras partes do mundo também é uma característica da companhia, que prima pelo gesto e movimento com o objetivo de despertar a imaginação por meio de histórias baseadas na cultura popular. ;Acho que o teatro e a arte podem fazer essa intersecção de culturas e linguagens. Essa peça trabalha muito com as histórias populares e se relaciona muito com o trabalho que fazemos na nossa companhia. Trabalhamos com teatro de sombras nessa montagem e convidamos a Cia. Lumiato para ajudar nesta parte da criação;, conta Naira Carneiro.

A montagem carrega as características já conhecidas da trupe, com figurinos e cenários vivos e cheios de cores, além da execução de músicas autorais e trilha sonora ao vivo. A mistura de linguagens e a conexão de diferentes culturas é o traço marcante da companhia, que promete encantar a todas as idades com a nova criação.


Kalo ; Filhos do Vento
Com a companhia de teatro Os Buriti, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A peça acontece aos sábados e domingos, de 3 de setembro a 2 de outubro, sempre às 19h. O espetáculo tem duração de 60 minutos e entrada gratuita. Ingressos disponíveis para retirada duas horas antes do espetáculo.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação