Diversão e Arte

Cantora Glória Bomfim se apresenta no Teatro da Caixa

Show da baiana pelo projeto Samba de bamba terá como base o disco 'Anel de aço'

Irlam Rocha Lima
postado em 13/09/2016 07:31

Glória Bomfim: ligada aos cultos afrobrasileiros desde a adolescência

A voz potente e o canto primitivo de Glória Bomfim a fez ser comparada a Clementina de Jesus. Baiana do Recôncavo, ligada a cultos da matriz africana desde a adolescência, moradora do Rio de Janeiro há 40 anos, ela é uma representante à altura de uma vertente pouco divulgada da cultura popular brasileira: a música de santo.

Luciana Rabello, musicista com presença marcante na cena carioca, responsável pelo lançamento de Glória em carreira artística, ao falar dela o faz de forma enfática e elogiosa: "A Yalorixá Glória Bomfim é uma das mais expressivas e autênticas vozes que conheço. Seu canto forte e verdadeiro é um diamante despretensioso e absolutamente intuitivo, que representa, de forma emocionada, a cultura dos terreiros de candomblé".

Glória desconversa sobre o seu envolvimento com o culto afro-brasileiro e prefere focar em seu trabalho como cantora, que pode ser apreciado nesta terça (13/9), às 20h, no Teatro da Caixa, em show pelo projeto Samba de Bamba. Nessa apresentação, ela tem a companhia da banda formada por Julião Pinheiro (violão7 cordas), Rafael Maluite (violão 6 cordas), Marcos Tadeu (percussão), Magno Júlia (pandeiro) e Leandro Pereira (cavaquinho).

"O show tem por base o CD Anel de aço, lançado em 2011, pelo selo Quitanda, que Maria Bethânia mantém na gravadora Biscoito Fino. Ela própria mostrou-se entusiasmada com o trabalho e buscou divulgá-lo", lembra. "Do disco canto, entre outras, A palma da palmeira, Bambueiro, Cavalo de santo, Encanteria e Senhor da Justiça. Todas me foram presenteadas por Paulo César Pinheiro;, acrescenta.

No repertório, além das músicas do Anel de aço, a cantora inclui outras que foram registradas no Santo e Orixá, o álbum de estreia, de 2008. "Vou cantar, também, músicas que foram gravadas pela Clementina de Jesus; Aguandira e Nego Mandingo, composições de Roque Ferreira, por quem tenho grande admiração", anuncia.

SERVIÇO


Gloria Bomfim
Show da cantora e banda hoje, às 20h, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul), pelo projeto Samba de bamba. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos. Informações: 3206-8708.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação