Diversão e Arte

Projeto aposta na formação de público para teatro

Mediato leva espetáculos inclusivos para escolas públicas do DF

postado em 14/09/2016 07:34

No segundo ano da iniciativa, grupo apresenta textos do inglês William Shakespeare

No fim de um espetáculo, é comum que o público sinta vontade de discutir os assuntos abordados no palco. Com o intuito de formar público e valorizar a obra de arte surgiu o projeto Mediato ;Diálogo com Espectadores.

Criado em 2014, a primeira edição do projeto atendeu a estudantes e professores de escolas públicas de quatro regiões administrativas: Gama, Brazlândia, Ceilândia e São Sebastião. Com o espetáculo Da janela, o coletivo atingiu 2 mil pessoas naquele ano. Agora, em 2016, na segunda edição, a expectativa é ainda maior. Desta vez, o projeto atenderá seis regiões: Gama, Ceilândia, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Samambaia.

Os trabalhos começam uma semana antes, quando a escola recebe uma visita dos organizadores que explicam como funciona a mediação e a relevância para a formação da experiência estética no currículo escolar dos alunos.

O projeto dura cinco dias em cada escola. Nas segundas e terças, ocorre o processo pedagógico de preparação. ;É importante esclarecer que a mediação não consiste de forma nenhuma em explicar o espetáculo, mas em uma sensibilização. Nesse momento de pré-espetáculo, eles nem entram na temática do texto que será apresentado de forma direta. Trabalhamos no universo onírico e com jogos teatrais;, explica Arlene von Sohsten, coordenadora e criadora do projeto.

Na quarta-feira, os alunos assistem ao espetáculo teatral, que, nessa edição, está sendo apresentado pelo grupo Celeiro das Antas, que fazem uma releitura de Sonhos de uma noite verão, do dramaturgo William Shakespeare.

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