Diversão e Arte

Bossa Nova ganha escolas públicas do DF

Um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos do mundo ganha projeto para chegar aos jovens

postado em 17/09/2016 07:32

Artistas ocupmas as escolas incentivando o gosto pela música

Considerada um dos gêneros musicais tipicamente brasileiro mais conhecidos no mundo, a bossa nova está ganhando escolas públicas do Distrito Federal com um projeto inédito. Idealizado pelo músico Di Gáutamann e pela cantora Enya Roux, o projeto Bossa Nova em Minha Escola está visitando dez escolas de regiões administrativas diferentes, buscando introduzir a educação musical e apreciação pela bossa.

A ideia do projeto surgiu quando a cantora Enya Roux observava o neto cantar as músicas que ele ouvia na escola, do sertanejo ao funk, diversos estilos comerciais, mas nenhum repertório envolvia ritmos clássicos do que eles consideravam a verdadeira música popular brasileira. Foi então que, no ano passado, Enya se uniu ao amigo Di e eles começaram a elaborar o projeto.

Di ficou responsável pela parte de criação técnica, enquanto Enya se encarregava da parte artística, garantindo que a música pudesse emocionar e encantar os estudantes. Com carinho, a dupla preparou uma programação que inclui aulas-espetáculos, oficinas de musicalização, história da bossa nova e apresentações das crianças.

[SAIBAMAIS]

O projeto dura cinco dias em cada escola e por isso foi carinhosamente apelidado de ;Semana da bossa nova;. As atividades acontecem em período integral para contemplar alunos de todos os turnos. No último dia da programação, que costuma ser às sextas, os estudantes fazem uma apresentação aberta, onde os pais e toda a comunidade escolar são convidados para assistir: ;Por onde o projeto passa a gente encontra pais e alunos que nunca tiveram contato com a bossa nova, então buscamos divulgar ao máximo as atividades que estão sendo feitas;, conta Di Gáutamann.

Socialização
Os critérios para escolha das escolas foi procurar unidades e turmas que tivessem dificuldades ou problemas de aprendizado, para que a música pudesse auxiliar no desenvolvimento pedagógico pleno dos estudantes. Di Gáutmann se emociona ao contar sobre a recepção dos alunos: ;Na primeira escola que passamos tinha uma criança com síndrome de Down que problemas graves de socialização e no último dia ela cantou se soltou e foi incrível. Os professores disseram que a música estava fazendo milagres com ela;, relata o músico.

Esse ano o Bossa Nova em minha escola já passou por Recanto das Emas, Taguatinga, Guará e no encerramento do projeto na Escola Classe 501, ontem em Samambaia, reuniu cerca de 60 crianças. No dia 24 de setembro o grupo faz uma apresentação demonstrativa do projeto, onde mostrarão como funciona, cantar e contar histórias ligadas à bossa nova. A apresentação é aberta e acontece às 18h, na Casa de Cultura do Guará.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação