Diversão e Arte

Pai dos quadrinhos da Marvel, Stan Lee ganha biografia em HQ

Lee escreveu, com Peter David e Collen Doran, a própria história

Alexandre de Paula
postado em 18/09/2016 07:00

Lee escreveu, com Peter David e Collen Doran, a própria história

Quando assinou a primeira história de super-heróis, o jovem Stanley Lieber, de 19 anos, preferiu usar um pseudônimo. O garoto, que poucos anos antes entregava sanduíches, não queria manchar o nome com uma história besta, em prosa, sobre o Capitão América. Afinal, era 1941 e ele ainda planejava ser um escritor ;sério;. Stan Lee foi o nome escolhido. E assim, meio a contragosto, nasceu a assinatura que o acompanharia para sempre e com a qual se tornaria um dos maiores revolucionários do mundo dos quadrinhos. A história do menino que sonhava em ser escritor e acabou mudando o universo das HQs acaba de ser publicada no país, em uma biografia em quadrinhos que conta de onde veio e para onde foi o garoto Stanley, hoje com 93 anos.

O livro Incrível, fantástico, inacreditável: a biografia em quadrinhos do gênio que criou os super-heróis da Marvel, escrito pelo próprio Stan Lee ao lado de Peter David e Collen Doran, parte da infância conturbada de Lee em Nova York, conta a história vista por dentro e passa pelos anos de glória como editor-chefe da Marvel Comics, nas décadas de 1960 e 1970. Além disso, as parcerias e as aparições recentes do quadrinista nos filmes do estúdio também são lembradas com o estilo divertido e enérgico que o consagrou.

Criador de heróis como Homem-Aranha, Hulk, Demolidor, os X-men e outros tantos, Stan Lee alavancou a Marvel à disputa pelo domínio no mercado dos quadrinhos em uma época em que a DC Comics era predominante. Para isso, Lee vestiu os heróis com a pele de gente comum, que sofre com os dramas do dia a dia, apesar dos super-poderes.

;Stan Lee trouxe uma nova visão aos quadrinhos de super-heróis ao humanizar os personagens e dar a eles problemas da vida real, que se pareciam com os problemas dos seus leitores;, conta o tradutor de quadrinhos Maurício Muniz, responsável pela adaptação da biografia para o português. ;Ele colocou os personagens com problemas como dificuldades para pagar o aluguel, a paixão não correspondida por alguém, medo do fracasso etc. Os heróis da Marvel eram mais humanos que os dos concorrentes e o público aprovou;, comenta.

Lee escreveu, com Peter David e Collen Doran, a própria história
O tradutor conta também que Stan Lee foi responsável por dar mais profundidade aos personagens do universo dos quadrinhos, vistos antes apenas como um produto para o público infantil. ;Lee trouxe mais profundidade aos quadrinhos de heróis, uma dimensão que eles não tinham na época, pois eram considerados produtos para crianças. Eke lutou para mudar esse raciocínio com uma visão mais sofisticada do que os personagens e suas aventuras poderiam ser;, comenta.

A parceria de Stan Lee com Jack Kirby é um dos temas tratados no livro. Para Muniz, Kirby é um dos únicos, no universo dos quadrinhos, que pode ser equiparado à genialidade de Stan Lee. ;Foi a união dos talentos do veterano Kirby à visão editorial, moderna e dinâmica de Lee que transformaram a Marvel em um sucesso tão grande.;

O tradutor conta do prazer de trabalhar com a biografia e conhecer histórias sobre uma das lendas do mundo dos quadrinhos. ;Como acompanho a vida e o trabalho de Lee há quase 40 anos, desde a infância, foi uma diversão e tanto saber de alguns detalhes curiosos da trajetória da Marvel pelas próprias palavras de quem estava lá, no início da editora. Como profissional da área e fã de quadrinhos, considero esse álbum essencial.;

Nos cinemas

A vida de Stan Lee interessou também a outras mídias. Acostumado a aparições relâmpago nos filmes da Marvel, Lee vai ganhar um filme sobre a própria vida. A Fox comprou os direitos da história do quadrinista e vai transformá-lo em um espião nas telas de cinema.

Ainda sem data e sem elenco confirmado, os produtores Marty Bowen e Wick Gofrey, responsáveis pelas franquias Crepúsculo e Maze runner, estarão à frente do projeto.

Lee deve aparecer como um herói ao estilo de James Bond de Roger Moore, segundo eles.

Lee escreveu, com Peter David e Collen Doran, a própria história
SERVIÇO

Incrível, fantástico, inacreditável: a biografia em quadrinhos do gênio que criou os super-heróis da Marvel

Selo Geektopia (Editora Novo Século). 192 páginas. R$ 49,90. Stan Lee, Peter David e Collen Doran.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação