Diversão e Arte

Começa hoje o ciclo Entre dois mundos: 30 anos de experiência

A conferência de abertura é 'Civilização e barbárie', e as atividades continuam até dia 30 de setembro

postado em 19/09/2016 09:37
José Miguel Wisnik falará sobre os poetas do mundo na próxima semana
A conferência Civilização e barbárie, com Nelson Brignotto, abre o ciclo Entre dois mundos: 30 anos de experiências do pensamento, coordenado por Adauto Novaes, hoje, às 19h, na Embaixada da França (Av. das Nações Q.801, Lt. 4). O ciclo prossegue amanhã, com A condição humana, por Pedro Duarte. Na quarta-feira, Francisco Bosco fala sobre o tema O homem máquina. No dia 28, Vladimir Safatle discorre sobre Vida vício e virtude. No dia 29, será a vez de José Miguel Wisnik evocar os Poetas que pensaram o mundo. Oswaldo Giacoia encerra o ciclo das mutações em Brasília com a palestra A crise da razão.

Nelson Bignotto recorre a um texto em que o filósofo francês Jean Starobinski evoca um conto de Jorge Luis Borges, intitulado História do guerreiro e da cativa. Borges coloca em cena a figura de um bárbaro e de uma inglesa. Enredados em uma situação insólita, os dois personagens mudam de lado. Encantado com as belezas de Ravena, ele se torna civilizado; enquanto isso, a jovem inglesa bem-educada, raptada por selvagens da América Latina, se converte aos seus costumes e se torna um deles.

Idênticos
Borges conclui: ;As histórias que contei são talvez uma só história. A face e o reverso da medalha são, por Deus, idênticos;. O fecho é inquietante, pois questiona as fronteiras entre o civilizado e o bárbaro: ;A oposição da civilização e da barbárie se resolve em um quietismo desesperado. Isso não o conduz a renegar a civilização, mas a reconhecer que ela é inseparável de seu inverso;.

Ciclo Mutações Entre dois mundos

Newton Bignotto
Civilização e barbárie, hoje

Pedro Duarte
A condição humana, amanhã

Francisco Bosco
O homem máquina, quarta-feira

Vladimir Safatle
Vida vício virtude, 28/9

José Miguel Wisnik
Poetas que pensaram o mundo, 29/9

Oswaldo Giacoia
A crise da razão, 30/9

Local: Embaixada da França (Avenida das Nações Q.801, Lt. 4).
Horário: 19h
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação