Diversão e Arte

Atriz cisgênero interpretará homem trans em novela da Globo

Decisão gerou polêmica no público

Diário de Pernambuco
postado em 22/09/2016 10:16
Decisão gerou polêmica no público
Em uma decisão que gerou polêmica, a Globo selecionou uma atriz cisgênero para interpretar um personagem trans na próxima novela de Glória Perez, À flor da pele. Caroline Duarte, de 24 anos, é aluna da Escola de Arte Dramática da USP e fará sua estreia em novelas.

Durante uma roda de conversas com transexuais, na última terça-feira (20), Perez explicou o motivo da decisão. "Eu farei um trans homem, muita gente não estava sabendo disso, achavam que seria um homem virando mulher. Por isso acho que ficará mais fácil para o público colocar uma mulher, que se incomoda com seu corpo, que odeia seus peitos crescendo, e que quer ser homem. Se eu colocasse um trans já formado, ele teria barba, já aceitaria seu corpo, e não passaria realmente esse sofrimento de não se identificar com o corpo. A garota da trama vai ter que se descobrir", disse ela.

"Se eu coloco uma trans logo de cara, encontraria preconceito. Mas se começo com uma menina que não sabe o que está acontecendo, não se identifica com o próprio corpo e se olha no espelho e não se reconhece, o público vai comprando esse drama", completou a autora. Perez garantiu, no entanto, que a novela contará com outros personagens trans. Ela cogitou contratar Thammy Miranda, que recusou o papel.

A trama, que deve chegar às telinhas em abril de 2017, abordará a diversidade de gênero. Confirmadas no elenco estão as atrizes Paolla Oliveira, Isis Valverde, Débora Falabella e Lilia Cabral.
Não é a primeira vez que a Rede Globo enfrenta problemas de representatividade em suas produções. A novela Sol nascente, no ar no horário das 18h, criou controvérsias ao colocar atores brasileiros no papel de japoneses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação