Diversão e Arte

Livro faz homenagem aos 70 anos de Belchior

A obra traz contos, crônicas e outros textos inspirados em canções do compositor cearense

Alexandre de Paula
postado em 02/10/2016 07:35

A obra traz contos, crônicas e outros textos inspirados em canções do compositor cearense

;Se me der vontade de ir embora, vida adentro, mundo a fora, meu amor, não vá chorar;, cantava Belchior em Princesa do meu lugar, uma das muitas letras em que o compositor cearense profetizava a retirada de cena e o afastamento da vida pública e da carreira musical. Amantes da obra criada por ele preferiram deixar o choro de lado, como pedia o compositor, e usaram a palavra para homenagear e dar, de algum modo, continuidade ao legado do cantor, que completa 70 anos em 26 de outubro. O livro Para Belchior com amor, com textos que dialogam com as canções do músico, é uma dessas homenagens ao rapaz latino-americano do Ceará.

Organizado por Ricardo Kelmer, o livro tem a participação de escritores como Xico Sá, Gero Camilo e Raymundo Netto. A obra surgiu do desejo de Kelmer de escrever contos inspirados nas canções de Belchior. ;Pensei em escrever um livreto de bolso com contos inspirados em suas canções, mas vi que não teria fôlego. Finalmente, pensei: por que não unir vários autores conterrâneos do rapaz latino-americano, juntar forças e talentos para celebrar sua arte? Deu certo;, conta.

A ideia inicial de Kelmer surgiu em junho deste ano e o livro levou pouco tempo para ser produzido. ;Tivemos três meses para preparar tudo, é incrível que tenhamos conseguido. Acho que só o fizemos de fato porque captamos o zeitgeist, isso que os alemães explicam como sendo o espírito de uma época;, acredita. ;Belchior é o espírito deste agora. Sua obra e sua própria vida nos dizem muito neste momento, mais ainda do que diziam nos anos 1970;, completa.

Para o escritor, os textos presentes no livro revelam um Belchior atualíssimo e conectado com as questões contemporâneas e dialogando com temáticas desta época. ;Eles estão revelando-o por diversos ângulos, exercitando possibilidades ficcionais, misturando a vida de Belchior com as próprias vidas, trazendo novos e curiosos significados para a sua arte.;

O escritor Ricardo Kelmer organizou o livro <i>Para Belchior com amor</i>


Tradição literária
;Belchior é um literato, antes de ser músico. Ele mesmo afirma isso. Ele estudou literatura, poesia e filosofia, e suas letras revelam claramente isso;, argumenta Kelmer. Por esse motivo, ele acredita que explorar as canções do cearense de Sobral seja uma forma de continuar as letras e amplificar os temas. ;Os lançamentos do livro acontecerão em contextos interartísticos, com shows musicais e peças de teatro, pois também há forte potencial teatral.;

Para Kelmer, as letras de Belchior sozinhas já são poesia. ;Faça um teste: leia as letras sem pensar na melodia e você se dará conta de que aquilo é poesia, e de boa qualidade.;

Professora da Universidade de São Paulo, pós-doutora em letras e música pela Paris X e autora de uma dissertação de mestrado sobre Belchior, Josely Teixeira concorda que o compositor tem forte diálogo com a literatura.

;Digo sem medo de errar, Belchior é o compositor brasileiro que mais dialoga (no interior de suas canções) com a tradição literária do Brasil e do mundo;, garante. Ela aponta ainda a veia contestadora do músico como um das suas peculiaridades. ;Ele veio para dialogar com a tradição musical da canção;, explica.

A professora também é autora de um projeto que homenageia os 70 anos do compositor. ;Como sou também radialista, resolvi mostrar ao público por meio de um programa de rádio a análise de todos os discos autorais de Belchior de uma forma mais aprofundada.; Os programas estão disponíveis aqui.

A obra traz contos, crônicas e outros textos inspirados em canções do compositor cearense
Onde está Belchior?
Desde 2009, o compositor não faz shows e quase não há notícias sobre o que o ;cantador de coisas do porão; tem feito. O último disco inédito foi lançado em 1993. Com pendências e dívidas, ele passou pelo Uruguai e estaria, segundo as últimas informações, no interior do Rio Grande do Sul se dedicando ainda a uma versão com linguagem popular da Divina comédia, de Dante Alighieri.

TRÊS PERGUNTAS / Josely Teixeira
A obra de Belchior permite esse diálogo com outras áreas?

Em minha pesquisa de mestrado, o objetivo foi justamente analisar como Belchior dialoga com as áreas da literatura, da música, mas também da filosofia, da ciência, da psicanálise, dentre outras. Ele é um dos autores brasileiros que mais dialogam com uma série de universos.

O que faz com que ele seja tão atual?
Belchior fala da luta diária para sobreviver nos centros urbanos, das migrações entre sertão e cidade, das relações de desigualdade entre povo e poderosos, dos sofrimentos dos excluídos, da força dos brasileiros e latinos diante de tudo isso. Enquanto houver isso no Brasil e no mundo, Belchior será atual.

Existem facetas de Belchior ainda pouco conhecidas? Há o que se conhecer dele?
Sim, existem muitos belchiores sobre os quais a imprensa e a crítica não comentam e talvez não conheçam. E são exatamente esses belchiores que venho procurando mostrar com minhas pesquisas. Somando mestrado e doutorado, escrevi quase mil páginas sobre a obra de Belchior, sem contar os artigos em revistas e livros. E te confesso que na obra dele ainda tem muita coisa a ser investigada. Como defendo, Belchior é ;Muito além de apenas um rapaz latino-americano vindo do interior;, que é o título do meu mestrado.

A obra traz contos, crônicas e outros textos inspirados em canções do compositor cearense

SERVIÇO

Para Belchior com amor

Organização de Ricardo Kelmer. Miragem editorial, 96 páginas.

R$ 10. Vendido pela internet.

Informações aqui.

Ouça a playlist preparada pelo Correio para lembrar clássicos de Belchior:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação