postado em 07/10/2016 15:00
Quando o assunto é a obra de transposição do Rio São Francisco, muito se fala sobre a quantidade de dinheiro gasto e de pessoas atingidas, mas poucos são os relatos de quem vive o processo e sofre os impactos do resultado. Pensando nisso, as então estudantes de comunicação social Isabela Resende e Mariana Pedroza decidiram fazer do tema um documentário como trabalho de conclusão de curso.
Transposição - A espera pelo Rio São Francisco é o resultado do anseio das jornalistas em falar sobre o aspecto social da obra. ;São pessoas falando o que elas acham da obra, como isso afetou a vida delas, quais são os medos, anseios e expectativas;, explica Isabela. E o espaço dado ao tema levou as duas a concorrer no Lift-Off Film Festival, um dos maiores festivais de cinema do mundo.
[VIDEO1]
O curta-metragem brasiliense é o único representante do Brasil e concorre na etapa on-line da mostra competitiva de Amsterdã com outros 96 documentários de diferentes países, como Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido e África do Sul. A escolha é feita pelo público e os dois filmes mais votados participarão da exibição ao vivo em Londres e Sidney.
Isabela e Mariana também fizeram inscrições em outros festivais. Isabela explica que sentiu muita dificuldade com os festivais nacionais e que os estrangeiros deram muito mais atenção e incentivo ao trabalho delas. ;Os de fora sempre foram muito atenciosos, até para dizer que não fomos selecionadas. Chegamos a ganhar desconto em inscrições por ser um trabalho feito com nosso próprio dinheiro. Mas dentro do Brasil era mais difícil, a gente não pagava inscrição, mas também não conseguia tirar dúvidas. Nós desistimos de um dos maiores festivais nacionais porque não conseguimos contato.;
Como votar
Para votar é preciso acessar o site https://vimeo.com/ondemand/amsterdamliftoff2016, pagar US$ 10,12 (aproximadamente R$ 30) para assistir todos os filmes da seletiva, escolher o preferido e comentar o nome em inglês. Cada pessoa tem direito a um comentário.
O que é a transposição?
Serão construídos mais de 720 mil metros de canais que irão transferir até 3% das águas do São Francisco para açudes e rios intermitentes (aqueles que desaparecem durante a seca). Dessa forma, as águas do rio vão ajudar no abastecimento do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O projeto de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi desenvolvido em 2007 durante o governo do ex-presidente Lula e é considerado o maior do país. Segundo o Ministério da Integração Nacional, 12 milhões de pessoas serão impactadas diretamente e 30 milhões indiretamente.