Diversão e Arte

Bob Dylan no cinema: conheça alguns filmes do vencedor do Nobel

Como ator, dirigindo ou com sua biografia, confira um pouco da filmografia sobre Dylan

postado em 13/10/2016 12:10
Que Robert Allen Zimmerman, nosso Bob Dylan, é um dos artistas mais importantes do cenário musical mundial é fato. Mas para quem não sabe, sua presença artística forte e a performance musical marcante, que lhe garantiram hoje o prêmio Nobel de Literatura, não se restringe só ao mundo da música. O trabalho de Dylan pode ser conferido também na sétima arte.

O Correio selecionou alguns filmes para quem já é fã e para quem quer conhecer um pouco mais do vasto trabalho do artista. que agora entra para o seleto grupo de vencedores do Nobel de Literatura.
No direction home ; Bob Dylan
[VIDEO1]
Os primeiros anos da carreira de Dylan são tema do documentário No Direction Home ; Bob Dylan, do aclamado diretor Martin Scorsese. O documentário traz entrevistas com pessoas ligadas ao cantor e imagens raras da trajetória do ídolo desde o contrato para a gravação de seu primeiro disco, ano de 1961, até meados de 1966.
Don;t look back
[VIDEO2]
Um dos mais importantes documentaristas da história do rock, D. A. Pennebaker, também fez um documentário retratando uma turnê de Dylan no ano de 1965. O documentário Don;t look back, traz imagens inéditas de bastidores e entrevistas, além de muitas canções.

Eat the document
[VIDEO3]
Em 1972, Bob Dylan lançou um filme dirigido por ele mesmo. Eat the document relata sua turnê pelo Reino Unido com a The Band, em 1966. O filme traz uma lendária cena de Bob Dylan e John Lennon visivelmente alterados, conversando dentro de um carro.

Pat Garrett & Billy the Kid
[VIDEO4]
No filme de western Pat Garrett & Billy the kid, de 1973, além de compor e interpretar as canções da trilha sonora, Dylan também atuou como ator. A primeira versão do filme é marcada pela presença da música Knocking on heaven;s door, uma das mais famosas composições do cantor.
Renaldo and Clara
[VIDEO5]
Em 1975, Dylan decidiu filmar a turnê The Rolling Thunder Revue e criar um enredo para cinema. Renaldo and Clara teve sua primeira versão lançada em 1978 e foi duramente criticado. Posteriormente uma nova versão reduzida, com ênfase nos números musicais, foi lançada. Além de Bob Dylan (que dirigiu e atuou) contou com a participação de Joan Baez e músicas de Alan Gerber.

Hearts on fire
[VIDEO6]
Com Hearts of Fire, em 1987, Dylan, que participou como ator, também não se deu muito bem com a crítica. O longa ficou em cartaz por pouco tempo.

I;m not there
[VIDEO7]
O último filme biográfico sobre a vida de Bob Dylan foi lançado em 2007. Dirigido por Todd Haynes, o filme traz no elenco grande atores como Marcus Carl Franklin, Ben Whishaw, Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere e Cate Blanchett. I;m not there, lançado no Brasil como Não estou lá, deu a Cate Blanchett o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro de 2008 e a indicação pela mesma categoria, no Oscar do mesmo ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação