Diversão e Arte

Clara Ghimel apresenta no Clube do Choro disco gravado em Portugal

O show será nesta terça-feira às 21h

Irlam Rocha Lima
postado em 08/11/2016 07:32
Clara Ghimel: músicas autorais e outras em parceria com Cris Rodrigues
Cidadã do mundo, a baiana Clara Ghimel agora é lisboeta. Mas ela já passou por São Paulo, Amsterdã e Paris. De volta a Brasília, a cantora e compositora de talento, pode se vista hoje, às 21h, no palco do Espaço Cultural do Choro, onde faz show de pré-lançamento do Iluminadas, CD gravado em Portugal.

Nessa apresentação, Clara interpreta boa parte das músicas do álbum e outras dos discos anteriores Entremares (2008), Old poster (2002) e Every night of the week (1996). Ela tem a companhia da banda formada por Fernando Dellateretti (piano), Luiz Peixoto (guitarra), Neo Andrade (baixo) e Robinho Batera (bateria e percussão). Quem faz a abertura é o duo formado pelos cantores brasilienses Zeno e Mario Noia.

Dona de um timbre personalíssimo, a cantora iniciou a trajetória artística em Salvador ; onde nasceu ;, na década de 1980. ;Naquela época, dividia meu tempo entre estudos universitários e ensaios musicais. Acompanhada por violão, costumava cantar músicas consideradas difíceis, sobretudo o repertório de Milton Nascimento, Lô Borges e de outros compositores do Clube da Esquina;, lembra.

;Quando avançou nos estudos de inglês, Clara mergulhou nas águas do jazz e do blues. ;Naquele período não tinha paciência para a Bossa Nova, ou por qualquer outra vertente da MPB, embora fosse admiradora de Tom Jobim e Elis Regina. ;Não queria repetir algo já gravado e me encontrei no blues e na soul music;, diz. A predileção dela era por artistas norte-americanos como Aretha Franklin, Etta James, James Brown, Joni Mitchell, Mahalia Jackson, Ray Charles e Tina Turner.

O marco inicial da carreira profissional foi Every night of the week, o CD de estreia produzido por André Christovam. Depois vieram Older post, que teve produção de Alexandre Fontanetti, o mesmo do Bossa;n;roll, de Rita Lee. ;Para o Entre mares, meu álbum seguinte, de 2008, musiquei poemas de Luis de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Spanca, Sophia de Melo Breynere Ana Luisa Amaral;, destaca.

Predileção


Para Clara, Entremares foi um projeto audacioso. ;Senti que estava segura para levar adiante algo diferenciado, com o objetivo de musicar o legado de alguns poetas portugueses. A minha predileção por criar melodias, fez com que me envolvesse completamente na seara poética. Trabalhei na produção desse projeto com Edu Gomes e Adriano Grineberg. O Edu traduziu em arranjos as minhas composições;, acrescenta.

Iluminadas, o álbum que o brasiliense vai tomar conhecimento nesta noite, em primeira audição, tem 13 faixas inéditas, sendo seis totalmente autorais, e outras criadas em parceria com Cris Rodrigues, que assina as letras ; representativas da multifacetada produção musical de Clara. Suite 1 abre o repertório, que traz canções como Música e poesia, Saudade, Para quem ama e Tua voz, às quais se juntam Fado das velas, o blues Just be special, Jazzy e a afro-baiana Xangô.

Em Iluminadas, com arranjos criados pela cantora, destacam-se as guitarras elétricas e acústicas de Edu Gomes; a batida da bateria de Daniel Lanchinh; o baixo acústico de Airton Fernandes, o piano de Adriano Grineberg e o cello de Marisa Silveira. ;O cantor paulista Edson Cordeiro imprime um brilho especial ao disco, ao participar da canção Música & Poesia;, ressalta Clara Ghimel.

Clara Ghimel

Show da cantora e banda hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação