Diversão e Arte

Joelma grava primeiro DVD da carreira solo em clima de volta por cima

A gravação, que aconteceu em São Paulo, também teve direito a momento romântico, gospel e até de lembranças do tempo da Banda Calypso

Adriana Izel
postado em 10/11/2016 09:52
A gravação do novo álbum intitulado 'Avante' foi feita na casa noturna sertaneja Coração Sertanejo
São Paulo -- A cantora Joelma deu mais um passo em sua carreira solo. Separada do ex-marido Chimbinha tanto na vida pessoal, quanto profissional, a ex-vocalista da Banda Calypso gravou na noite de quarta-feira (9/11) o primeiro DVD dessa nova fase, com muitas canções de superação e participações especiais.

Intitulado Avante, o álbum contou com a presença do público, formado, principalmente, por integrantes de fã-clubes da cantora, que vieram de diferentes estados brasileiros, e convidados, como Frank Aguiar e Latino. Essa reunião dos fãs foi inclusive o motivo da escolha do local da gravação em São Paulo. "Foi uma ideia do empresário da Joelma. Ele disse que em São Paulo era possível agregar todo mundo. O Brasil inteiro acontece aqui. É onde as pessoas acabam se encontrando", afirma Anselmo Troncoso, diretor do DVD, conhecido por trabalhar com nomes como Wesley Safadão, Jorge & Mateus e Matheus & Kauan.

Apesar da gravação ter sido feita em uma casa noturna sertaneja, Coração Sertanejo, e contar com um diretor mais conhecido dentro da música caipira, Joelma manteve sua essência ligada ao ritmo calypso, tradicional do Norte do país. "Musicalmente é a mesma coisa. Lógico que com o passar do tempo, você vai se modernizando, mas a essência é o que existia na Banda Calypso. No entanto, valorizando também um lado romântico (há faixas de composição de Marília Mendonça). Mas tem cabelo jogado, dança... É a Joelma", garante Troncoso.
Joelma dividiu o palco com a cantora baiana Ivete Sangalo

Para marcar a nova fase da carreira, Joelma e sua equipe montaram uma superestrutura para o DVD, com painéis de LED, 12 câmeras de gravação e um palco em formato de bota, marca que representa a cantora. Em relação aos músicos que acompanharam Joelma no DVD, a maior parte eram integrantes da antiga Banda Calypso, assim com os quatro dançarinos do corpo de balé. Para incrementar o DVD, a cantora convidou duas artistas: Solange Almeida, do Aviões do Forró, e Ivete Sangalo. "Foi uma escolha pessoal e um convite feito pela própria Joelma. Ela queria que fossem artistas que gostassem dela, a conhecessem e que fossem mulheres. Justamente pelo momento em que ela vive", explica Anselmo Troncoso.
A cantora Solange Almeida também participou das gravações
Diva do calypso
Com ares (e o público) de diva, Joelma subiu ao palco ao som de Força estranha, minutos depois de ouvir os fãs gritarem frases como "a melhor cantora do Brasil", "a rainha voltou" e "Joelma eu te amo". Logo em seguida, a cantora emendou a faixa Game over e algumas canções do disco Joelma lançado neste ano, que tem canções como Voando pro Pará e A página virou. Todos eles com uma característica de "volta por cima".

A gravação do DVD foi dividida em cinco blocos, todos com trocas de roupa e muitas danças, todas coreografadas pela própria Joelma, inclusive, em Carimbó, penúltima faixa do álbum, uma homenagem ao ritmo de origem indígena. O repertório foi uma mistura de canções do CD Joelma, regravações, sucessos da Banda Calypso, uma música gospel (O amor de Deus, gravado com os filhos Yago, Yasmin e Natalia) e algumas inéditas. Entre as novidades está a faixa Amor novo, gravada em parceria com Ivete Sangalo, que já promete ser um dos hits do verão.

Joelma fez jus ao título de grande estrela da noite arrancando aplausos por suas coreografias. As presenças de Solange Almeida e Ivete Sangalo também agradaram ao público, assim como foi emocionante a presença dos filhos da artista em O amor de Deus. Porém, o que o público gostou mesmo foram os momentos de volta por cima da cantora, como quando dançou tango com um bailarino e arrasou ao som dos clássicos do Calypso.

Confira o repertório
Abertura - Força estranha
Game over
#Partiu
Fala pra mim
Voando pro Pará
Não teve amor
Chora não coração
A página virou
Amor novo (com Ivete Sangalo)
Ai coração
Mulher não chora (com Solange Almeida)
Debaixo do mesmo céu
Assunto delicado
Você também errou
Te quiero
O amor de Deus (com Natalia, Yasmin e Yuri)
Dançando Calypso
Pra me conquistar
Imagino
Dudu
Temporal
Carimbó
Pa;lante
Não teve amor (versão remix)

A repórter viajou a convite da Universal Music

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação