Diversão e Arte

A diversidade invade o mundo geek da Comic Con Experience, em São Paulo

Terceira edição do projeto fica marcada pela presença de um público diversificado e familiar em busca de novidades do mundo geek

postado em 03/12/2016 07:29

Bárbara e Tomás Barreto na Comic Con Experience: diversão de mãe pra filho

São Paulo ; Há dois anos, quando a Comic Con Experience fez a primeira edição em São Paulo, o principal objetivo era atingir o público jovem ligado à cultura pop, com temas como quadrinhos, cinema, séries, videogames e cosplay. Desde o ano passado, a convenção começou a se dedicar também ao público infantil, ao criar a Mini Con, que neste ano tem patrocínio da Nickelodeon. Na terceira edição, a convenção reafirmou o potencial para um evento diverso e completamente familiar.

Pelo menos é isso o que se vê ao andar pelos 100 mil metros quadrados do São Paulo Expo, na Rodovia Imigrantes. Praticamente todos os estandes, independentemente da temática, têm opções para todos os gostos e idades. O clima de paz também impera entre o público e o local, sem qualquer confusão. Famílias e grandes grupos de amigos são o principal público do evento.

De São Luis, no Maranhão, mãe e filho, Bárbara e Tomás Barreto, curtiam a feira pela segunda vez. O pequeno Tomás, de apenas 9 anos, estava encantando com as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco, que estão pela primeira vez no Brasil para a convenção, e com os artigos da editora Panini. No ano passado, o jovem se vestiu de Coringa e fez sucesso com o cosplay. Desta vez, ele roubou a cena ao se fantasiar do personagem Dustin, da série sensação da Netflix, Stranger things. ;Está tudo bem legal para as crianças. É um ótimo lugar para levar a família;, afirma Bárbara. Já Tomás simplifica: ;Está ótimo.;

Os irmãos Bruna Mangelli, 22 anos, e Luiz, 6 anos, também aproveitaram a feira para curtir o dia juntos. ;Eu vim no ano passado e vi que era legal trazê-lo. Ele é superenvolvido com quadrinhos, videogame...;, explica. Vestido com uma camiseta do Homem-Aranha, Luiz adorou a estreia na CCXP. ;É muito legal;, classificou o pequeno, que citou a pista de carrinhos como um dos pontos altos da feira.

Para todos os gostos

Se a CCXP de 2016 pode ser classificada como diversa e familiar, ela também tem outras características, como a tendência de interação. Boa parte dos estandes dos estúdios, emissoras, editoras e lojas de marca tem atrativos, além dos produtos, para o público, como brincadeiras, brindes, jogos, locais para fotos e de interação com os fãs. Como, por exemplo, no local da Fox, o espaço do filme Assassin;s creed tem um brinquedo que imita o salto clássico da franquia. Já no espaço da HBO, é possível ver os figurinos e se sentar no trono de Game of thrones.

Como não bastasse isso, a feira se tornou também uma forma de ampliar negócios, como o Auditório Prime e Ultra, com painéis sobre diversas temáticas da cultura geek ligada ao tema, e ainda o próprio Artist;s Alley, em que mais de 400 quadrinistas de todo o Brasil têm oportunidade de mostrar trabalhos ao público e divulgar os materiais para patrocinadores e possíveis editoras.

Sucesso na internet com o projeto Mulheres, a mineira Carol Rossetti está entre as atrações do Artist;s Alley. A ilustradora está com o livro do primeiro projeto e lançando a mais recente obra, Cores, produção infantil que trata em tirinhas de questões da diversidade de gênero. ;Cores traz algumas ideias parecidas com Mulheres, mas para a perspectiva do público infantil;, afirma. Além de vender os produtos no estande no local, a mineira comercializa os materiais pela web.

Ilustradora Carol Rossetti leva a diversidade de gênero ao público infantil

O mesmo acontece com Karol Poffiro, que tem uma página na internet em que vende produtos que valorizam as mulheres heroínas. Pela primeira vez, ela juntou forças com a amiga, a ilustradora Ale Pesser, e formou uma banca intitulada Kale na CCXP. Lá, elas esperam apresentar o trabalho e, claro, vender produtos. O carioca Felipe Campos saiu do Rio de Janeiro com ilustrações e os livros de desenho. ;Gosto de produção infantil e terror. Sempre pensei na ilustração como uma profissão;, conta.

A Comic Con Experience espera receber até amanhã 150 mil pessoas. Até lá, o evento terá a presença de nomes como Neil Patrick Harris, ator de Desventuras em séries, da Netflix, e o elenco original da nova franquia de Power rangers, que será apresentado hoje ao público brasileiro. No ano que vem, o evento também estreia a versão Comic Con Nordeste, com edição no Recife.

Confira alguns destaques da Comic Com

Presença de Vin Diesel
Conhecido pela franquia Velozes e furiosos, o ator esteve no país para divulgar xXx: reativado, o terceiro filme da franquia Triplo X. Durante painel, o ator revelou negociações para uma sequência, antes mesmo da estreia, marcada para 19 de
janeiro de 2017. Ele ainda elogiou os colegas de elenco, inclusive, o brasileiro Neymar, que aparece nos primeiros cinco minutos de filme. ;Eu me senti tão bem (fazendo o filme). Eu estava morrendo de vontade de fazer um filme engraçado;, revelou.

Por trás de Game of thrones
A HBO levou três atrações para falar sobre o universo de GoT: dois nomes ligados à produção por trás das câmeras e a atriz Natalie Dormer, a Margaery Tyrell. Durante o painel, foram revelados os bastidores das artes conceituais e visuais
da produção, que tem episódios que chegam a custar US$ 6 milhões. Além disso, Natalia soltou o verbo sobre feminino e declarou que, pela morte da personagem, gostaria de vingança contra Cersei. ;Eu não pensei que ela iria até o fim, mas não
tinha ideia de como seria a morte;, disse.

Renato Aragão
Homenageado da terceira edição da Comic Con Experience, o humorista Didi se mostrou bastante emocionado no painel de abertura. Nele, exibiu o trailer de seu próximo filme e também aproveitou para anunciar a possibilidade do retorno do humorístico Os Trapalhões, que aconteceria com ele e Dedé Santana no elenco, além de mais quatro atores. Porém, não revelou informações sobre quando o projeto teria início.

MAIS

Acompanhe a cobertura da CCXP pelo Snapchat (CulturaCB), Twitter (@culturacb) e Facebook (Cultura Correio Braziliense).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação