Diversão e Arte

'Rogue one' traz de volta, a partir do dia 15, o universo de George Lucas

Assim como em 'O despertar da força', 'Rogue one' traz uma protagonista feminina

Alexandre de Paula
postado em 04/12/2016 07:30
Assim como em 'O despertar da força', 'Rogue one' traz uma protagonista feminina
Em uma galáxia muito, muito distante, antes de Luke Skywalker ser recrutado para, com um tiro certeiro, destruir a Estrela da Morte (uma arma superpoderosa do Império), alguns heróis anônimos foram responsáveis por roubar os planos de construção da temida ameaça imperial e possibilitar a destruição dela.

É essa narrativa, que se passa antes dos eventos do primeiro longa de Guerra nas estrelas (Uma nova esperança, de 1977), que move Rogue one: Uma história Star Wars. O esperado spin-off da franquia criada por George Lucas estreia em 15 de dezembro nos cinemas brasileiros (os ingressos já estão à venda) e promete trazer de volta a energia de Star Wars.

Como era de se esperar (para manter a expectativa), a sinopse do longa faz questão de deixar tudo pouco claro, mas já é certo que Rogue one mostra a trajetória do grupo de rebeldes que roubou os planos da Estrela da Morte. Em Uma nova esperança, são esses projetos que permitem que Luke, a princesa Leia, Han Solo e o restante do grupo sejam capazes de destruir a arma.

Assim como em O despertar da força (longa mais recente da saga, de 2015), Rogue one traz uma protagonista feminina. Jyn Erso, interpretada por Felicity Jones, é responsável por liderar o grupo de rebeldes que vai roubar os planos de construção da Estrela da Morte.

Praticamente sem sabres de luz e sem jedis, Rogue one vai ser mais pé no chão, segundo os produtores, do que o restante dos filmes de Star Wars. O diretor Gareth Edwards e a produtora Kathleen Kennedy deixaram claro, em entrevistas, que se trata de um filme de guerra.

Em busca da Força
Mesmo sem a participação direta dos jedis, Rogue one traz de volta a presença mística e poderosa da Força. O longa se passa em um período que a fé nela está em queda. ;A Força é basicamente uma religião em Star Wars, e eles estão perdendo a fé no período em que o filme começa;, explicou o diretor.

Para deixar isso claro, eles criaram um novo planeta, chamado Jedha, que é uma espécie de templo da Força. ;Tentamos encontrar um local físico, que pudesse tratar de temas de perder a fé e a escolha entre deixar o Império vencer, o mal vencer, e o lado bom prevalecer. Tudo isso foi colocado dentro desse local;, contou.

Segundo teorias, Jedha seria o planeta em que se encontram os cristais usados para fabricar sabres de luz e poderia ser usado pelo Império para terminar a construção da Estrela da Morte. ;É um local onde as pessoas que acreditam na Força vão em uma peregrinação. Por razões que não podemos revelar, existe algo muito importante em Jedha, que serve tanto para o Império, quanto para os jedi. Parece muito com algo que podemos relacionar com o mundo real;, comentou Gareth Edwards, dando a entender que a teoria faz sentido.

Diferente
Apesar de fazer parte do universo da saga de George Lucas, a ideia do diretor Gareth Edwards e da produtora Kathleen Kennedy era fazer um filme que se diferenciasse dos outros longas de Star Wars, até por ser uma história paralela.

A icônica abertura de todos os sete filmes, por exemplo, não estará presente em Rogue one. ;Nós sentimos que a abertura clássica é um grande indicativo do que são os filmes da saga. Por isso, nós provavelmente começaremos o filme de uma maneira tradicional, apenas com o título;, declarou a produtora.

Kathleen garantiu também que Rogue one não terá continuação. Apesar disso, outras aventuras que se passam antes do início da saga, em 1977, estão previstas. Um filme sobre a juventude dos personagens Han Solo e outro, de Lando Calrissian, por exemplo, devem ser produzidos.

Cronologia dos filmes

Episódio I: A ameaça fantasma (1999)

Episódio II: Ataque dos clones (2002)

Episódio III: A vingança dos Sith (2005)

Rogue one ; Os acontecimentos do novo filme se passam entre o terceiro e o quarto episódios. Justamente onde se dividem as primeiras produções de Lucas (IV, V, VI) e as mais recentes (I, II e III), antes de O despertar da força (Episódio VII).

Episódio IV: Uma nova esperança (1977)

Episódio V: O império contra-ataca (1980)

Episódio VI: O retorno de Jedi (1983)

Episódio VII: O despertar da força (2016)


1977
Ano de lançamento do primeiro filme da saga


15 de dezembro
Estreia de Rogue one

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação