Diversão e Arte

Com presença de Safadão e Jorge & Mateus, Rafa e Pipo Marques gravam 1º DVD

Após quase seis anos de carreira, filhos do ex-líder do Chiclete com Banana, Bell Marques, registraram seus maiores sucessos em álbum que deve sair em fevereiro

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 09/12/2016 17:00
Rafa e Pipo Marques gravam primeiro DVD em Salvador
Salvador (BA) ; Os cantores Rafa e Pipo Marques deram duro para chegar ao show de gravação de seu primeiro DVD. Seja pela dificuldade de acesso ao local escolhido ; o píer de uma casa às margens da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, que só pode ser acessado por barcos ou caminhonetes com tração nas quatro rodas ; seja pelos desafios que enfrentaram para consolidar a carreira, iniciada há quase seis anos. O maior deles, certamente, foi lidar com as críticas que recebiam e com a desconfiança em relação à qualidade musical por serem filhos do ex-líder do Chiclete com Banana, Bell Marques.
[SAIBAMAIS] No último dia 29, porém, eles constataram que quanto maior a dificuldade, maior a glória. O difícil acesso foi completamente compensado pela paisagem paradisíaca, que deve render belas imagens da segunda maior baía do mundo. Já as críticas e as desconfianças devem ser rechaçadas após o lançamento do álbum. No palco, os garotos de 29 e 22 anos, respectivamente, mostraram que já têm amplo domínio do público e registraram canções que devem cair no gosto popular.

;Se fosse fácil não teria graça;, brinca Rafa. ;Isso aqui foi um lugar que na hora em que a gente bateu o olhou falou que o DVD tinha que ser gravado aqui. Nós crescemos curtindo a Baía de Todos-os-Santos. Então a gente se identificou muito com esse local, que descobrimos por acaso. Por mais difícil que tenha sido de montar, de chegar com todos os equipamentos, temos certeza que valeu a pena. Ficou a nossa cara, do jeitinho que a gente queria, do jeitinho que a gente sempre sonhou;, conta Pipo.
Rafa e Pipo Marques escolheram uma locação paradisíaca para gravar seu primeiro DVD
Sobre a decisão de só gravar o primeiro DVD após quase seis anos de carreira ; fato poucas vezes visto no mercado musical atualmente ;, os irmãos afirmam que ;precisavam amadurecer; primeiro. ;A gente já vinha com uma trajetória legal, mas precisava ainda da nossa cara. A gente não tem um produtor poderoso ou um empresário que vai gastar milhões com a gente. Temos o nosso sentimento, a nossa cara e precisávamos mostrar isso no nosso trabalho. Tem que ter verdade. E hoje a gente sabe que tem essa verdade, por isso escolhemos esse momento;, explica Rafa.
"Nós crescemos curtindo a Baía de Todos-os-Santos. Então a gente se identificou muito com esse local, que descobrimos por acaso"
Pipo Marques

Para dar ainda mais ;cara; e ;verdade; ao trabalho, o novo álbum vem acompanhado de uma mudança na carreira da dupla que agora deixa de lado o nome artístico Oito7Nove4 ; uma referência aos respectivos anos de nascimento ; usado inicialmente. ;Estava programado desde o início. Quando lançamos a Oito7Nove4, já sabíamos que na hora do amadurecimento precisaríamos assumir os nossos nomes. Não mudou nada, mas a gente vem com uma nova identidade mais madura e com o pensamento de que o Brasil vai olhar a gente com outros olhos a partir de agora;, projeta Pipo.
Rafa e Pipo Marques recebem Wesley Safadão em gravação de DVD
Com previsão de lançamento já para fevereiro de 2017, o DVD terá canções já conhecidas do público, como ;Se não puder voar;, ;Se você fosse um peixinho; e ;Eu quero você;. A maioria das músicas, no entanto, é inédita. Caso de ;Carreira solo; e ;Coração Vip;. As participações especiais são uma atração à parte. O disco terá, nada menos, do que os maiores nomes do forró e do sertanejo na atualidade: o cantor Wesley Safadão ; que já havia gravado ;Quando você me procurar; com Rafa e Pipo ; esteve em ;Tô de boaça;, enquanto a dupla Jorge & Mateus aparece em ;Se o passarinho voou;, faixa que dá nome ao álbum.
"A gente vem com uma nova identidade mais madura e com o pensamento de que o Brasil vai olhar a gente com outros olhos a partir de agora"
Pipo Marques
;A música nos proporciona muitas coisas boas. Uma delas é a amizade. E a minha amizade com o Rafa e com o Pipo não é de agora. Eu não podia ficar de fora desse DVD. Quando eles falaram que iam gravar, me ligaram perguntando se eu tinha a data livre e eu respondi que fazia questão de fazer parte desse momento tão especial;, afirma Safadão. ;Conheci os meninos há algum tempo, por meio de um amigo em comum. O convite para participar do DVD aconteceu em Goiânia e, quando a gente recebeu, ficou muito feliz. Estamos lisonjeados de participar desse projeto tão bacana;, diz Jorge.
Rafa e Pipo Marques recebem a dupla Jorge e Mateus em gravação de DVD

Houve ainda uma participação surpresa. Tanto para o público, quanto para o convidado. Bell Marques estava aflito, andando de um lado para o outro nos bastidores com um radinho para cuidar da parte logística, quando ouviu o convite para dividir os vocais com os filhos na faixa ;5 segundos;. ;Eu sou uma pessoa muito emotiva e me emocionei muito, porque não esperava. Conheço todas as músicas porque fiz os arranjos com eles. Essa surpresa foi uma coisa que me deixou muito comovido, eles são muito gentis;, derrete-se o pai.
DVD de Rafa e Pipo Marques teve presença do pai, Bell Marques
Bell acredita que, com o novo trabalho, os filhos vão mostrar o próprio talento e rebater de vez o preconceito sofrido em razão do pai famoso. ;Na época em que eles foram lançados, todos diziam que eles só fariam sucesso e só estavam galgando algumas posições porque eram meus filhos. Mas isso é uma coisa boba, invejosa e até um pouco ciumenta. Eu sempre disse que a posição deles vai ser melhor do que a minha, porque eles são pessoas muito competentes;, avalia. ;Eles precisavam desse primeiro DVD, precisavam de um repertório que fosse a cara deles para mostrar que são capazes. E isso vai fazer com que as pessoas adquiram um pouco mais de respeito pela carreira deles. Eles merecem tudo isso. São grandes cantores e vão ocupar um espaço no mercado brasileiro por direito;, completa.
"Eles merecem tudo isso. São grandes cantores e vão ocupar um espaço no mercado brasileiro por direito"
Bell Marques
Mesmo com a projeção otimista do pai, Rafa e Pipo mantêm os pés no chão e, inclusive, descartam o rótulo e a árdua missão de serem a renovação do axé music. ;A gente não quer nada desses títulos. Carregar a responsabilidade de ser a renovação de um ritmo que tem grandes ídolos é muito peso. Estamos fazendo o nosso trabalho, do nosso jeito, com a nossa cara e esperamos que todo mundo goste. Somos axé de coração, de corpo e alma, de Bahia, de Senhor do Bonfim e a gente faz isso com muito amor. Esperamos que as pessoas gostem disso, do nosso jeito;, finaliza Pipo. A resposta para essa expectativa deve vir em fevereiro, com o lançamento do DVD.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação