Diversão e Arte

No ano do centenário, escritor Murilo Rubião ganha lançamentos

O autor mineiro faria 100 anos em 2016 e recebe novas edições de suas obras

Gabriela Mota*
postado em 10/12/2016 07:15

O autor mineiro faria 100 anos em 2016 e recebe novas edições de suas obras

Nascido, em 1916, na pequena Carmo de Minas (MG), Murilo Rubião viveu sempre ligado à literatura. Rubião foi diretor de rádio e de jornal, oficial de gabinete e atuou, nos anos 1950, com Juscelino Kubitscheck, além de presidir por três vezes a Associação Brasileira dos Escritores. Era retratado por amigos como tímido e reservado, revelada pela maneira contida de escrever e reescrever seus textos por diversas vezes.

Rubião deixou poucas obras, porém, um vasto legado. Demorou sete anos para a efetiva publicação de seu primeiro livro, composto por 15 contos: O ex-mágico, em 1947.

O autor publicava contos em jornais e revistas e era considerado por muitos escritores, ;o contista da moderna literatura nacional;, pelo estilo de escrita e temas abordados em suas obras. Rubião gostava de segredar sua principal influência: Machado de Assis, além das histórias contadas por sua babá na infância. Gostava também de passagens bíblicas, sempre adicionadas nas epígrafes de seus contos.

Após o lançamento de O pirotécnico Zacarias, em 1974, Murilo Rubião começou a receber apoio e reconhecimento nacional e internacional, pela maneira particular como conduzia seus textos. O escritor é considerado um dos precursores do realismo mágico, no Brasil. Um gênero literário com características latino-americanas, que promovem a fusão entre o universo mágico e a realidade, e busca apresentar elementos surreais como comuns.

Lançamentos
Para comemorar o centenário do autor, a editora Positivo lançou uma trilogia em parceria com ilustradores, a fim de tornar a obra mais conhecida entre o público jovem. Foram convidados, Marilda Castanha, Odilon Moraes e Nelson Cruz para dar vida a este projeto, por meio dos traços e coloridos do desenho. Cada um teve a oportunidade de trabalhar de forma livre, de acordo com o estilo pessoal, mas sempre influenciados pelas palavras de Rubião.

Os contos escolhidos para o projeto destacam o estilo único do escritor mineiro. Em Teleco, o coelhinho, ele descreve a metamorfose e a existência humana, como forma de adaptação na sociedade. Bárbara é um conto que relata a vida de uma mulher com desejos insaciáveis, a obra é um contraponto entre a soberba e o vazio existencial. O edifício, remete ao mito de Sísifo e faz referência a condição humana diante de mudanças urbanas. Nelson Oliveira, responsável pelo prefácio deste livro destaca como uma aventura ;extremamente angustiante no qual a vida parece suspensa;.

*Estagiária sob supervisão do editor José Carlos Vieira


Teleco, o coelhinho, Bárbara e O edifício
Três livros de contos escritos por Murilo Rubião com ilustrações de Odilon Moraes, Marilda Castanha e Nelson Cruz, respectivamente.
Editora Positivo, 48 páginas. Preço médio: R$ 39,80.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação