Enquanto as emissoras televisivas perdem audiência, o YouTube abocanha uma parcela cada vez mais significativa do público. Recentemente, um estudo da consultoria Nielsen encomendado pelo Google constatou que a audiência do YouTube é maior do que qualquer emissora de tevê norte-americana entre o público de 18 a 49 anos. No Brasil, segundo pesquisa da realizada pela empresa Provokers, ele já é mais assistido que os canais de tevê paga, mas ainda não superou as emissoras abertas. O ênfase no ;ainda; é proposital: 82 milhões de brasileiros veem conteúdo audiovisual da primeira forma. Aposentaram de vez o controle remoto.
Essa conjuntura explica, em parte, um movimento recente e que ganha novos adeptos a cada dia: a criação de canais no Youtube onde os protagonistas são atores. Em geral, os canais foram criados por nomes jovens, com público idem. Foi o que aconteceu com Caio Castro. No mês passado, ele lançou o canal homônimo em que apresenta, principalmente, bastidores de viagens e da prática de esportes. ;Queria compartilhar de alguma forma as experiências que tive durante a viagem da Califórnia para o Brasil. E a forma que eu encontrei foi criando esse canal no YouTube. Como todo mundo sempre me pede para contar um pouco mais sobre a minha vida também, já aproveitei e estou gravando novos episódios;, conta o artista.
[VIDEO1]
Apesar da inserção na plataforma digital, Caio Castro não abandonará a tevê no formato clássico. Tanto que, há pouco, embarcou para Portugal, onde se prepara para viver o personagem Dom Pedro I na novela Mundo Novo, que tem estreia prevista para 2017 no horário das 18h, na Rede Globo. Ele acredita que, diferente dos folhetins, onde se encaixa dentro de uma proposta mais abrangente e segue roteiros específicos de cada papel, na web, é livre para ser ;o Caio de verdade;. ;As pessoas poderão ver de fato o que acontece na minha vida;, adianta. O canal tem cerca de 10 mil inscritos, com vídeos assistidos mais de 114 mil vezes.
Viagens documentadas
[VIDEO2]
Colega de emissora, a atriz Julia Faria (que esteve no ar em Haja coração) também tem um canal para chamar de seu. A jovem tem milhares de seguidores no Instagram e resolveu transferir essa popularidade para o YouTube, onde está no ar há dois meses. Assim como Caio Castro, o foco são viagens, em conteúdos postados todas as quintas. O primeiro vídeo foi assistido por 26 mil pessoas e mostra a passagem pela Chapada dos Veadeiros, em Goiás ; sim, o refúgio ecológico de muitos brasilienses. ;Por vezes fiz imagens incríveis em viagens ou histórias que eu gostaria de ter guardado e perdi depois de 24h porque o aplicativo Snapchat expira. Foi um caminho natural da brincadeira;, explica a atriz de 29 anos.
Embora seja grande a migração dos espectadores da tevê para a web, Julia Faria afirma que não criou o canal como um ;plano B; caso a crise dos canais abertos se acentue ainda mais. ;No meu caso não tem a ver com isso. Foi só vontade de brincar mais. Como um Snap, que eu já era viciada e me divertia muito, mas sem limitador de segundos e que não expiraria no dia seguinte. Estou tateando ainda, adorando a brincadeira!”, afirma.
Pioneira
[VIDEO3]
A atriz, cantora e blogueira Sophia Abrahão é uma das pioneiras no uso do Youtube atrelado à carreira na televisão. O canal pessoal existe desde 2009 e a média mensal de visualização é de 4 milhões até hoje. ;A razão de eu ter outras vertentes na minha carreira é que eu amo estar em movimento e alerta às mudanças e transformações, isso faz parte de mim, da minha personalidade;, revela a artista, que também é cantora e teve o disco de estreia, homônimo, indicado ao Grammy Latino. ;Acho importante estar atenta às novas ferramentas, pois é uma forma de me comunicar com as pessoas e mostrar o meu trabalho. Eu amo fazer televisão, amo o teatro e as telas de cinema e não vou parar com nada disso. Mas, onde tiver portas abertas e bons trabalhos, estou dentro;, finaliza.
Outros nomes
Além de Caio Castro, Julia Faria, e Sophia Abrahão, a atriz Milena Toscano também faz sucesso no YouTube com a publicação de receitas dicas culinárias. Cleo Pires também utiliza a rede, mas não como um canal. Ela apenas reproduz os vídeos feitos para o site pessoal na plataforma.