Diversão e Arte

Obcecado pelo cinema japonês, João Lanari Bo lança livro sobre o assunto

Lanari mergulhou a no universo povoado por nomes como Akira Kurosawa, Mizoguchi Kenji e Takeshi Kitano

postado em 14/12/2016 07:00

[VIDEO1]

Enquanto morava no, Japão entre 2006 e 2009, João Lanari Bo, professor do curso de cinema da Universidade de Brasília (UnB), ficou obcecado pela cinematografia japonesa. Ao participar de um cineclube conduzido pelo crítico americano Donald Richie, especialista em cinema japonês, Lanari mergulhou ainda mais no universo povoado por nomes como Akira Kurosawa, Mizoguchi Kenji e Takeshi Kitano.

[SAIBAMAIS]
De volta ao Brasil, após ministrar um curso sobre cinema japonês, o professor decidiu escrever um livro que servisse de guia para esse universo. Cinema japonês faz uma espécie de passeio que une cinema e história de forma bastante didática e cronológica. ;Fiz uma cronologia, sempre falando de filmes e diretores, mas sempre com uma linha do tempo. A ideia do livro é falar de cinema a história. O Japão passou por vários momentos no século 20, com várias guerras. A história japonesa é muito turbulenta e a pretensão do livro é ver como o cinema respondeu aos sobressaltos históricos;, avisa o autor.

Lanari mergulhou a no universo povoado por nomes como Akira Kurosawa, Mizoguchi Kenji e Takeshi Kitano

SERVIÇO

Cinema japonês

De João Lanari Bo.

Giostri Editora, 230 páginas.

Preço: R$ 59.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação