Diversão e Arte

Dayse vence primeiro MasterChef profissionais do Brasil

Em final tensa e muito disputada, ela venceu Marcelo e tornou-se a primeira a ter o título no país

Vinicius Nader
postado em 14/12/2016 01:21

Em final tensa e muito disputada, ela venceu Marcelo e tornou-se a primeira a ter o título no país

3,2,1; Para tudo! É de Dayse o primeiro título de MasterChef Profissionais do Brasil. Em anúncio ao vivo, Ana Paula Padrão ressaltou a coragem de Marcelo de ser "o diferentão" e a de Dayse de "ser mulher e se destacar, como eu, num ambiente muito machista". Paola Carosella engrossou o grito contra o machismo: "A gente ouve muita idiotice por aí. Mas você não está aí por ser mulher, mas por ser quem você é. Sua comida tem alma."

O reality show da Band terminou na noite desta terça-feira (13/12), com uma prova em que os finalistas Marcelo e Dayse tiveram que preparar um menu degustação em oito etapas. ;Foi a melhor final de todas. Ver vocês tocou meu coração;, disse Paola Carosella. ;Vocês são tão bons que deveriam trabalhar juntos;, sugeriu um emocionado Henrique Fogaça.

Na presença da apresentadora Ana Paula Padrão, dos ex-participantes e das famílias, eles prepararam duas amouse-bouche, duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas cada um. O desafio era agradar os jurados Paola Carosella, Eric Jacquin e Henrique Fogaça com um cardápio criativo e coerente.

Como foi?


A prova foi dividida em duas etapas -- a primeira com as amouse-bouche e as entradas e a segunda, com as outras duas receitas. Logo de saída, tanto Marcelo como Dayse mostraram nervosismo e esqueceram de pegar ingredientes importantes no mercado.

A solução foi improvisar. ;Agora é plano X já. Vou ter que manter a calma e entregar alguma coisa;, disse Dayse ao se deparar com a enésima dificuldade. ;A Dayse está tentando consertar e está se esquecendo dos outros pratos;, observou Paola.

Na primeira apresentação, Marcelo levou bolinho de tapioca com caldo de tacacá e carapau defumado, à base de agar-agar. As avaliações foram positivas e Paola destacou que o sabor estava ;crescente; de um prato para outro.

Dayse veio com vieira negra com chips de batata e espuma de wasabi e sopa de castanha portuguesa com crocante de bacon e trufa branca. No primeiro caso, o trio de jurados destacou a falta de sal. No outro, ressaltaram que a chef estava surpreendendo por não apresentar opções clássicas. ;Eu não esperava isso;, disse Fogaça, logo afirmando que estava surpreso, mas feliz. ;Foi sensacional;, elogiou Paola.

Na hora de apresentar as entradas, a ordem foi trocada. Primeiro veio Dayse, com foie gras com redução de suco de uva e melaço de cana e brioche e abóbora com especiarias - o tal do plano Z. Mais uma vez, a falta de sal foi uma das críticas dos jurados (;tem sal na bancada;, perguntou Jacquin), que também acharam o foie gras gorduroso. Mas Paola ressaltou que o menu criado por Dayse tinha uma linha de coerência: ;os sabores conversam e isso é muito bom;.

As entradas de Marcelo dividiram os jurados. Ao apresentar creme de tutano com lagostim e porco seco, o chef ouviu de todos que o ponto do lagostim estava ;perfeito;. Mas o tutano dividiu os jurados. O segundo prato, terra de zaatar com aspargos e emulsão de fermento biológico, também não foi unânime. Jacquin elogiou a textura e a louça, enquanto Paola criticou falta de sutileza e; a louça!

Segunda fase


A segunda fase começou com uma nova ida ao mercado. E mais nervosismo. Tanto Marcelo como Dayse deixaram ingredientes para trás. ;Os dois estão seguros e frenéticos. Gosto disso;, elogiou Fogaça.

A tensão de Marcelo era tanto que ele perdeu vários minutos até conseguir fechar a panela de pressão. A família e os ex-participantes tiveram que orientá-lo do mezanino de onde assistiam às provas.

O primeiro prato principal servido na final foi o purê de berinjela com siri mole e água de mexilhão de Marcelo. Jacquin reclamou faltar sal e pimenta, mas Paola ressaltou a ;explosão de sabores;. No segundo prato, uma ;ousada; língua com purê de ervilha e glace de couve-flor e beterraba, Marcelo ouviu de Fogaça: ;seu pai deve estar orgulhoso de você;. Jacquin não gostou tanto e reclamou da repetição do coentro e de purês.

Dayse começou com atum selado, mandioquinha e molho poivre com suco de laranja, ;uma surpresa feliz; nas palavras de Fogaça. Mas o segundo prato dela, um dry aged com pupunha recheada com farofa de tutano, não agradou. ;É o menos bom do seu menu. Houve uma queda;, alertou Paola. Fogaça sentiu falta de molho e Jacquin achou ;tudo meio gorduroso;.

;A sobremesa já decidiu um MasterChef;, avisou Ana Paula Padrão. Por isso, Marcelo e Dayse se empenharam em surpreender. Ela veio com panna cotta de leite de cereais com figo e mel. Paola achou doce demais e Jacquin elogiou - ;só tem um defeito: comi tudo;. Depois veio um fudge de chocolate amargo, caramelo com calda de uísque e tangerina. ;Não sei o que falar porque é muito bom;, disse o chef francês. Paola até pediu a receita!

;Será que a sobremesa vai me derrubar;, perguntou Marcelo antes de levar seus doces à mesa. Primeiro veio um charuto de chocolate com hortelã desidratado e drinque de maria-mole e limão siciliano. ;Sensacional;, ;original; e ;fantástico; foram adjetivos que Marcelo ouviu dos jurados. A segunda sobremesa escolhida por Marcelo foi caramelo de chocolate branco caramelizado com flor de sal com creme de limão. ;Teria que ter servido na hora que faz;, criticou Fogaça. Paola disse que era ;o menos preferido; do menu dele.

As trajetórias


Dayse começou o programa tímida, quase que na sombra de outros participantes, principalmente de Ivo, com que já havia trabalhado. Foi se destacando aos poucos e acabou surpreendendo ao conquistar a vaga na final. Tanto que foi várias vezes apontada pelos participantes como a mais fraca entre eles.

Mas foi fora da cozinha que Dayse ganhou as redes sociais. Em uma das provas de equipe, Ivo foi acusado de machismo por Dayse. Ele se irritou com ela durante a disputa e chegou a perguntar se ela preferia lavar o chão. Paola Carosella tomou as dores de Dayse, após o programa, e condenou o machismo nas cozinhas profissionais.

Já Marcelo chegou à final apostando na criatividade, algumas vezes classificada como loucura por ele mesmo e pelos jurados. As vitórias dele eram sempre acompanhadas de muitas lágrimas, já que ele é bastante emotivo. A chef Paola Carosella virou fã de Marcelo e declarou isso em mais de uma ocasião.

Também não foi cozinhando que Marcelo se destacou nas redes sociais. Ao ganhar a primeira prova individual, Ana Paula Padrão perguntou ao chef com quem ele falava enquanto executava as receitas. Emocionado, ele disse que era com o pai dele, já falecido. Não teve jeito: todos choraram junto com Marcelo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação