Diversão e Arte

Que tal um presente alternativo? Confira opções de compras nas feiras do DF

Investimentos culturais transformam hábitos e unem passeio e consumo

Geovanna Gravia*
postado em 15/12/2016 07:33

Investimentos culturais transformam hábitos e unem passeio e consumo

O Natal está chegando e com ele a correria para presentear família e amigos. Para os que estão cansados de enfrentar estacionamentos lotados, shoppings movimentados e filas gigantescas, Brasília também oferece espaços alternativos para comprar presentes diferenciados.

O Complexo Cultural Dulcina de Moraes e áreas próximas no Setor de Diversões Sul, por exemplo, receberão, sábado e domingo, das 14h às 20h, mais de 30 expositores brasilienses na feira de artistas e criadores Pomar ; Mercado Criativo. O evento reúne presentes para todos os gostos: desde de discos de vinil e obras de arte até zines e gravuras.

;A proposta é fazer as pessoas saírem um pouco do shopping para comprar direto de quem faz. É importante para dar uma nova oportunidade de consumo em um mercado justo e abrir espaço para novos produtores e artistas;, conta Paulo Costa, um dos produtores do Pomar.

Além do ambiente propício para o comércio, o evento contará com diversas atividades culturais, performances, mostra de filmes e foodbikes. Haverá, ainda, duas exposições: a coletiva Alfinete Galeria, com arte contemporânea, e a Arte Urbana, com obras de grafiteiros da cidade, incluindo Toys, Gurulino e Guga Baygon.

A música também estará presente no local, sábado, a partir das 14h. Patubaté, Kelton e Carla Testa comandarão o som e, nos intervalos, os Djs Gabriel Mond, Oblongui, Krishna e o Batidão Sonoro animarão o público. No domingo, no mesmo horário, será a vez de nomes como Caê Maia, Quinteto Suçuarana e Joe Silhueta em duo com Gaivota Naves, com participação de Natinho Dente de Ouro e, nos intervalos, os DJs Mak, Wash, Alex Vidigal e Elefunk.

Guilherme Cobelo músico do Joe Silhueta não só se apresentará no evento, como também irá expor o seu selo, Dom Caixote. ;Acho a iniciativa fundamental. Vai na contramão do consumismo irracional, dos preços abusivos, da relação distante do produtor com o consumidor. Não é um evento de venda, é uma oportunidade de conhecer produtores locais, ainda mais num momento de crise;, acredita Cobelo.

Sobre a apresentação, o cantor adianta que o show contará com um repertório diferente. ;A programação vem com pessoas que têm relação com a cidade, que mostram suas ideias em lugares acessíveis. Dentro da calamidade atual, em que manifestantes são considerados terroristas e vândalos, eu conduzirei músicas diferentes, novas, que falam sobre essa situação.;

Lanches e vendas

Para as compras ficarem ainda mais agradáveis, descansar e fazer um lanche nos intervalos é essencial! Na Feira Baixo Asa Norte, os expositores ficam integrados com os bares da quadra. Assim, as pessoas podem participar da feira, dar uma volta e aproveitar os estabelecimentos locais para relaxar.

;A feira é uma proposta dos bares da 408 Norte. Eles acharam que seria legal trazer entretenimento diurno para as famílias que moram ali perto;, conta Clarissa Santiago, uma das organizadoras.

A quinta edição começa hoje e vai até domingo. No total, 16 espaços ficarão abertos de hoje a sábado, das 16h às 22h; e no domingo, das 12h às 20h. ;Todos são expositores de Brasília, de gente que movimenta o poder criativo da cidade. A gente busca um perfil que tem a ver com a quadra, produtos alternativos, com peças democráticas e preços justos;, esclarece Clarissa.

A organizadora conta que a feira cresceu tanto, que nesta edição há várias novidades. ;O sorteio está maior, faremos um de R$ 1 mil para gastar na feira, mais quatro drinques do Jungle Bar. E, além da decoração de Natal, serão 4 dias. Normalmente, fazemos em apenas um;, acrescenta Clarissa.

*Sob supervisão do subeditor Igor Silveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação