Diversão e Arte

Pablo Neruda, em premiada fita chilena, puxa as estreias de cinema

Filmes alternativos se misturam a blockbusters, nas telas da capital

Ricardo Daehn
postado em 15/12/2016 07:32

Filmes alternativos se misturam a blockbusters, nas telas da capital

Um ano e meio depois da exibição na cidade do longa homônimo (dirigido por Manuel Basoalto) Neruda, uma nova e bem mais badalada fita entra em circuito, a partir de hoje. Morto em 1973, o poeta chileno recebe, no filme dirigido pelo compatriota Pablo Larraín, um olhar diferenciado, que mistura ficção e realidade.

Quase cinquentão, Neruda (interpretado por Luis Gnecco) vive uma trama em que tem testada a veia diplomática de senador. Pelos ideais comunistas, ele passa a ser perseguido pelo policial Oscar Peluchonneau (um personagem fictício, representado por Gael García Bernal).

Indicado ao Globo de Ouro, o filme de Larraín teve coprodução da Espanha, da França, da Argentina e do Chile. Apresentado em roteiro que segue a linha do thriller, Neruda rendeu prêmio de melhor roteiro para Guillermo Calderón, no Festival Latino-americano de Cinema de Lima (Peru). Calderón tem entre expressivos trabalhos, a cinebiografia de Violeta Parra, no longa Violeta foi para o céu (2011).

Integrado ainda ao Festival de Cinema de Londres, Neruda, que participou de muitas seleções de festivais internacionais, conta com elenco internacional que inclui Mercedes Morán, na pele de uma das mulheres de Neruda, e Alfredo Castro, intérprete do presidente Gabriel González Videla.

Outras estreias

; Sieranevada

Representante do valorizado cinema contemporâneo atual, o diretor Cristi Puiu (no filme pré-candidato ao Oscar 2017) mistura terrorismo e revisão de afetos familiares, na trama em torno de médico quarentão.

; Magal e os formigas
Ficção de Michael Ruman e Newton Cannito, mostra a inesperada intromissão do agitado Sidney Magal na pacata e indesejada vida de um aposentado desiludido.

; Sing ; Quem canta seus males espanta
Na animação, entre outros personagens, uma porca, uma elefanta e um gorila disputam um concurso musical montado para reverter a bancarrota amargada pelo teatro comandado pelo coala
Buster Moon.

; É apenas o fim do mundo

Com o novo filme premiado em Cannes, o jovem diretor Xavier Dolan apresenta um drama em que um escritor quer contar da iminente morte à família. No elenco estelar, Léa Seydoux (Azul é a cor mais quente), Vincent Cassel, Nathalie Baye e Gaspard Ulliel.

; Sully: O herói do rio Hudson
Clint Eastwood adapta para o cinema o episódio do piloto norte-americano (nas telas, Tom Hanks) que salvou a tripulação, ao pousar avião na água.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação