Diversão e Arte

Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença se reúnem no Grande Encontro

A nova reunião do trio dá origem ao DVD 'O grande encontro - 20 anos depois'

Irlam Rocha Lima
postado em 19/12/2016 07:31
Alceu, Elba e Geraldo se revezam em solos, duos e trios
Um dos primeiros lugares em que Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho voltaram a se reunir no palco para comemorar os 20 anos do mítico espetáculo O grande encontro foi em Ceilândia, em agosto.

[SAIBAMAIS]Depois disso, levaram a turnê a Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresina e voltaram a Brasília ; onde se apresentaram em 21 de outubro. Quinze dias antes, esses consagrados artistas nordestinos haviam gravado o DVD de Grande Encontro, no Citibank Hall, em São Paulo.

O projeto, com direção artística de André Brasileiro, levou Alceu, Geraldo e Elba a passear pelo roteiro, criado por eles, a revisitar canções emblemáticas de um repertório consagrado, construído ao longo da carreira dos três. Lançamento da Sony Music, O grande encontro ; 20 Anos está sendo comercializado em três formatos: kit com CD duplo e DVD, DVD e CD simples.

Essa é a quarta edição de O grande encontro, que surgiu depois que Alceu e Elba assistiram a um show de Geraldo Azevedo e Zé Ralho, no extinto Canecão, o Rio de Janeiro. Imediatamente surgiu a ideia de ampliar o projeto para um quarteto. E assim foi feito em 1996. A segunda e a terceira não contaram com Alceu. A de agora é sem a presença de Zé Ramalho.

Clássicos


A quarta, comemorativa dos 20 anos, trazem músicas que resumem bem a relação dos três artistas, entre elas os clássicos Táxi lunar (Geraldo Azevedo, Alceu Valença e Zé Ramalho), Bicho de 7 cabeças (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha) e Caravana (Geraldo Azevedo e Alceu Valença). A abertura com Anunciação (Alceu Valença) foi sugerida por Elba Ramalho.

Há uma interação maior entre os artistas nessa nova edição. São nove números em trio e seis em duo, contra 12 solos ; quatro de cada um. Os melhores momentos ficam por conta de La belle de jour (Alceu Valença), Dia branco (Geraldo Azevedo) e Chão de giz (Elba Ramalho).

[VIDEO1]

No repertório do DVD, de 27 faixas e duas extras, foram incluídas também criações de outros compositores, entre os quais Ai que saudade d;ocê (Vital Farias), Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia), Na base da chinela (Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti), Sabiá e Qui nem jiló (Luiz Gonzaga) e Sangrando (Gonzaguinha).

Para acompanhar os três nesse projeto foi formada uma banda de sete músicos, composta por Paulo Rafael (guitarra e direção musical), Marcos Arcanjo (guitarra e violão), Rafael Meninão (violão), Cesar Michiles (flautas e saxofone), Ney Conceição (baixo), Cassio Cunha (bateria) e Anjo Caldas (percussão). No cenário, Gringo Cardia usa o trabalho do artista plástico baiano J. Cunha, que combina tons nordestinos com psicodelia.

; Entrevista / Alceu Valença

Além da ausência de Zé Ramalho, o que o DVD comemorativo dos 20 anos de O Grande Encontro, traz de diferente em relação ao projeto original?
O primeiro era acústico e tinha um caráter intimista. Esse, em clima celebratório é elétrico e nos permitiu uma performance cênica condizente com a proposta do espetáculo. E tem uma superbanda que nos acompanha na maioria das músicas.

O que o repertório traz de novidade?
Há duas canções inéditas, Ciranda da traição, de minha autoria; e Só depois de muito amor, de Geraldo Azevedo e Abel Silva. Já Me dá um beijo é uma faixa do Quadrafônico, meu disco com Geraldinho, lançado em 1972. Aqui nós três a interpretamos.

Por que Zé Ramalho ficou ausente desta celebração?
Ele está em turnê comemorativa de 40 anos de carreira e não pôde participar, mas há músicas dele no repertório, o que o faz presente. Somos amigos e costumamos fazer caminhadas juntos na praia do Leblon, onde somos vizinhos.

Como o espetáculo tem sido recebido no país?
Temos nos apresentado para plateias que lotam os espaços, como no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, aí em Brasília. São pessoas que acompanham nossa trajetória, nossa longevidade na MPB. Elas sabem que não somos artistas de ocasião, que temos um compromisso com a cultura popular do país. Esse DVD é uma ode à musicalidade brasileira.

A turnê vai ter continuidade?
Vamos interromper agora porque temos outros compromissos em nossas agendas. Voltamos a nos reunir no réveillon da praia de Copacabana para botar milhares de pessoas para dançar, como se estivessem no Marco Zero, em Recife. Em 2017 voltamos para a estrada.

O Grande Encontro ; 20 Anos
DVD e CD Ao Vivo com Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Lançamento Sony Music. Preços sugeridos: Kit (DVD e CD duplo) R$ 64,90. DVD 32,90 e CD 24,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação