Diversão e Arte

Bares e restaurantes da cidade apostam em arte para conquistar os clientes

O Correio constatou que os notívagos buscam nos cardápios algo mais do que pratos e drinques

Irlam Rocha Lima
postado em 24/12/2016 07:42
Exposição do Luiz Kokay na Cartolaria
A música tem sido a manifestação artística mais frequente em bares, cafés e restaurantes para conquistar uma clientela maior. Esses estabelecimentos comerciais, ligados à gastronomia ou voltados para a boemia, em Brasília e nas outras cidades do Distrito Federal, costumam oferecer desde shows de voz e violão a apresentações de bandas.

Mas, outras formas de arte e cultura podem ser apreciadas também nesses locais e são objeto do interesse dos frequentadores. Em geral, o apelo maior vem de exposições de pintura, mas há quem participe de lançamento de livros, de noites de autógrafo e assista com interesse, por exemplo, a stand up comedy e dança do ventre, ou até se reúna em rodas de conversa.

O Correio fez uma pesquisa e constatou que os notívagos buscam nos cardápios dos lugares algo mais do que pratos e drinques que satisfaçam o seu deleite gustativo e um som que lhe traga prazer auditivo. Afinal das contas, quem sai para o circuito noturno, sozinho ou acompanhado, vai também em busca de momentos de entretenimento, diversão, ou de algo que aguce o espírito.

// Onde encontrar gastronomia e arte

Objeto Encontrado (102 Norte)
Um misto de café, uisqueria e espaço de arte: é assim o Objeto Encontrado, que, há cinco anos, se instalou na 102 Norte. A frequência é de tribos diversas, que vão ao encontro de um clima descontraído, comidinha saborosa preparada na cozinha da casa e um boa carta de bebidas. ;Já tivemos, no subsolo, uma galeria de arte, que não está mais em funcionamento. Mas aqui, com regularidade, são feitas exposições diversas e lançamento de livros, sempre muito prestigiados;, diz Lucas Hamu, sócio da casa.

Cobogó (704/705 Norte)
Originariamente um café, o Cobogó tem sido escolhido por artistas de diferentes áreas para fazer o lançamento ou exposição dos seus trabalhos. Em março último, por exemplo, o cantor e guitarrista Gabriel Thomaz, líder da banda Autoramas, esteve ali para uma tarde de autógrafos do livro Magnéticos 90. ;Hoje, estamos promovendo o Somos melhor que shopping, evento em que desenhistas, artistas plásticos, artesãos e outros criadores expõem e vendem seus produtos;, anuncia Mariana Dap, sócia do lugar.

Feitiço Mineiro (109 Norte)
Mix de bar, restaurante e casa de show, o Feitiço, em 26 anos de existência, tem trazido para seu palco nomes consagrados da MPB e, tradicionalmente, expõe em suas paredes matérias jornalísticas publicadas sobre as atrações. Já em painéis instalados na parte de fora reúnem fotos de vários artistas famosos. ;Eventualmente, fazemos também lançamento de livros e discos;, lembra o produtor artístico Jerson Alvim.

Carpe Diem (104 Sul)
O Carpe Diem é uma espécie de ponto de encontro de políticos, jornalistas, intelectuais e artistas . No tradicional restaurante, desde a fundação, há 26 anos, ocorre com frequência, concorridos lançamentos de livros. ;O mais recente foi Mediterrâneo invisíveis, do senador Cristovam Buarque (editora Paz & Terra), no começo deste mês;, disse o ma;tre Valter Rocha, funcionário da casa desde a inauguração.

C;est la Vie (408 Sul)
;Procuramos investir na boa gastronomia, mas também em projetos e ações que fomentem cultura e bem estar;, afirma Rodrigo Quintiliano, sócio e administrador da creperia C;est la Vie. Dentro desta proposta está também o estímulo à leitura. A creperia e bistrô oferece uma biblioteca colaborativa, que disponibiliza livros doados por clientes e amigos. Uma roda de conversa para gestantes, comandada pela parteira e educadora perinatal Rita Caribé Pinho, perpassa tanto conhecimentos técnicos como resgata memórias com contação de histórias e afetividade.

Ernesto Cafés Especiais (115 Sul)
Há três anos em Brasília, esse café oferece uma interessante programação cultural, que tem como maior atrativo a Feira de Literatura, voltada para escritores independentes da cidade. ;A feira é promovida três vezes por ano, sempre acompanhada por oficinas. No mezzanino há uma pequena livraria, que contempla a produção desses autores;, anuncia a proprietária Juliana Pedro. ;Eventualmente, acolhemos também exposições de artes plásticas;, acrescenta.

Cartolaria, Café e Bistrô (QE 28, Conjunto P, Guará 2)
Ao idealizar o Cartolaria, há três anos, a primeira preocupação de Thales Cipriano foi com o projeto arquitetônico, buscando tornar o ambiente aconchegante. Ele próprio elabora o cardápio do bistrô, que vai além dos elogiados pratos, e cuida da seleção musical. ;Procuramos oferecer atividades artísticas, como a exibição de curtas-metragens e exposições. A mostra mais recente foi a de Luiz Kokai, com curadoria de Katharyne Castro. Ele utilizou técnica mista, baseada em croquis, com o acréscimo de pintura, colagem e spray;, conta.

Empório Árabe (Edifício Vila Mall, Avenida Castanheiras, Águas Claras)
Aberto há sete anos, o Empório Árabe de Águas Claras oferece um verdadeiro festim, unindo a autêntica culinária árabe com dança típica. ;Na primeira sexta-feira de cada mês, na unidade de Águas Claras, ocorre a Noite Árabe, com dança do ventre, apresentada pela companhia de dança, da professora, bailarina e coreógrafa Shamsa Nureen. O show é dividido em três blocos, com direito a interação das bailarinas com o público;, explica a chef e proprietária Lídia Nasser. ;A cada última sexta-feira do mês, o festim é realizado na unidade da 215 Sul;, complementa.

Kaixa D;agua (CNF 2, Lote 1)
O bar, que desenvolve intensa programação musical, inaugurou em junho último um espaço multiuso, com o objetivo de abrigar as mais diversas manifestações culturais. Lá já houve, por exemplo, lançamento de livros dos poetas Soter e Rego Júnior e várias exposições. Uma delas foi a do fotógrafo Dinho Mevie, que registrou a beleza negra e o encanto dos cabelos afros. ;O intuito da série foi inspirar as mulheres negras a abraçar as raízes. O empoderamento é o caminho contra o preconceito. Afinal, a beleza vem em cores, tamanhos e formatos diferentes;, destaca Mevie.

Bar Faixa de Gaza (Edifício Beira Mar, CNF 1, Taguatinga)
Anexo ao bar, funciona a Galeria Olho de Águia, idealizada pelo fotógrafo Ivaldo Cavalcante. Uma biblioteca com rico material, composto de livros, vídeos e revistas, batizada como Gervásio Batista, chama a atenção no local. A galeria promove feirões de material fotográfico e oficinas, entre outras atividades. ;O projeto Imagem sempre traz importantes fotojornalistas contemporâneos para Taguatinga, para apresentação de trabalhos, palestras e debates;, revela Ivaldo, com o conhecido entusiasmo.

Bar do Ferreira (Shopping Felicittà. Águas Claras)
Como parte de sua programação semana, o Bar do Ferreira oferece, às segundas-feiras, às 21h, stand up comedy com o grupo brasiliense Setebelos. "Eles são comediantes muito talentosos e têm total interação com o público. Até o Fábio Porchart eles já troxeram aqui como convidado". As apresentações do grupo são muito concorridas", comemora o gerente Rodrigo Maerschyner.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação