O primeiro a partir foi David Bowie, logo no começo do ano, em janeiro. Poucos meses depois, em abril, tivemos que nos despedir de Prince. E, agora, nos instantes finais de um trágico 2016, o cantor George Michael morre aos 53 anos. Figuras icônicas da música mundial, cujas carreiras ficaram marcadas não somente pelo sucesso comercial, mas igualmente pelas posturas contestadoras, pelos discursos políticos e pelas subversões de padrões estéticos e de gênero.
Por meio das canções, clipes, apresentações, figurinos e manifestações artísticas, Bowie, Prince e George personificaram a pluralidade cultural ao questionar a masculinidade e a manipulação midiática de valores morais, entre tantas outras provocações. Particularmente, George Michael foi uma voz de grande relevância na defesa dos direitos homoafetivos, da diversidade sexual e no avanço da tolerância aos mais diversos gêneros. Pediu por ;liberdade; na música e nos atos. Dessa leva, são poucos os que restam, com destaque para Cindy Lauper, Boy George e Elton John e, em maior escala, Madonna.
Lembranças
A morte precoce do artista, cuja causa oficial permanece uma incógnita (fala-se em insuficiência cardíaca), pegou de surpresa os noticiários mundo afora, deixando fãs desolados em uma época quando costuma prevalecer o clima festivo e de alegria por conta do feriado natalino. ;Eu senti bastante. Realmente não esperava. Era um dos artistas com quem eu mais dialogava. Eu me reconheço em muito do que ele fez;, conta o cantor Carlos Navas, um dos intérpretes mais celebrados da cena independente paulista.E a relação com George Michael aparece desde o começo da carreira de Navas, de uma forma bem inusitada: ;No meu primeiro show, em 1996, um diretor de uma gravadora elogiou minha voz e disse que poderíamos pensar na gravação de um disco, mas que eu teria que escolher um caminho entre Luis Miguel e George Michael. ;Qual dos dois você gostaria de ser?;, ele me perguntou;. Naquele momento, Navas respondeu que preferia ser ele mesmo.
Anos depois, por conta de um fã que morava na Inglaterra, Navas esbarrou com uma alegria inesperada. ;Um rapaz que gostava do meu trabalho conhecia uma das backing vocals do George e nos colocou em contato. Eu, despretensiosamente, acabei mandando meu segundo disco para ele, apenas torcendo que ele o recebesse;. Pois o resultado foi maior que o esperado. ;Um tempo depois, recebo um e-mail do próprio George Michael agradecendo o envio do disco, dizendo que adorava o Brasil. Um belo susto;, recorda Navas que, como a maioria dos fãs, conheceu o trabalho de George Michael por conta dos sucessos Wake me up before you go-go e Careless whisper, um dos maiores hits da fonografia.
[SAIBAMAIS];Tínhamos muitas afinidades, e não somente na área musical. Ele se torna uma referência para mim ao se assumir homossexual, por conta das atitudes solidárias, ou ainda pela maneira como cuidou da mãe, permanecendo ao seu lado até a morte. São exemplos com os quais me identifico;, completa Carlos Navas. O cantor paulista, que contabiliza 10 álbuns na carreira, afirma ainda que um dos seus discos, Tecido, foi praticamente uma homenagem a George: ;Toda a sonoridade lembra a voz dele. A imagem dele me acompanhou durante toda a produção daquele trabalho;. Hoje, ao relembrar aquele primeiro episódio quando foi questionado sobre ser Luis Miguel ou George Michael, Navas teria dado outra resposta: ;Se ele voltasse a me perguntar, diria, sem hesitar: ;Eu quero ser George Michael!’;.
Cinco momentos
Olimpíadas 2012
O cantor foi uma das atrações na cerimônia de encerramentos das Olimpíadas de Londres, em 2012, e marcou a festa ao entoar o sucesso White light e o hino Freedom.Gravadora
Durante anos, George Michael travou uma batalha judicial com a gravadora Sony, da qual ele tentava se desassociar. Na foto, o cantor sai de uma das audiências, em 1993.Wham!
O começo do sucesso que o levou a vender 100 milhões de discos foi ao lado de Andrew Ridgeley no duo Wham, principalmente a partir do segundo disco, Make it big.O rebelde
George Michael teve algumas dificuldades com a polícia inglesa por conta de drogas e bebidas, além do clássico episódio quando foi preso fazendo sexo em um banheiro público.Solidariedade
George Michael se mostrou sensível a causas solidárias e ajudou muitos. Na imagem, ele canta em evento de arrecadação de fundos para a luta contra a aids. George perdeu um namorado brasileiro para a doença.Símbolos multifacetados
Prince
(1958-2016)
O multi-instrumentista, cantor e compositor foi uma das figuras máximas do pop mundial, ao lado de Michael Jackson e Madonna. Renovou a estética musical com a sonoridade das canções e com uma extravagância peculiar, recusando rótulos mercadológicos e de gênero.