Diversão e Arte

Escolas e professores de música investem em apps para facilitar ensino

Na escola de música Bsb Musical, por exemplo, as apostilas, antes de papel, foram digitalizadas e disponibilizadas em um aplicativo

postado em 28/12/2016 07:01

Aplicativos e programas on-line ajudam em aulas de instrumentos

É comum alunos de música desistirem de aprender a tocar instrumentos. Como quase ninguém nasce rock star, as pessoas costumam ter dificuldade e falta de paciência para praticar os exercícios e decifrar partituras. Contudo, nunca esteve tão fácil aprender a tocar! Sites, plataformas, aplicativos e outras novas tecnologia facilitam o aprendizado e o tornam mais interativo.

Na escola de música Bsb Musical, por exemplo, as apostilas, antes de papel, foram digitalizadas e disponibilizadas em um aplicativo. Os alunos da instituição recebem o material desenvolvido pelos próprios professores assim que se matriculam. ;A ideia foi atender aos alunos. Ao fazer a matrícula nas aulas do instrumento, a apostila do nível dele fica automaticamente liberada;, conta Flávio Machado um dos fundadores da escola.
[SAIBAMAIS]
O conteúdo segundo Flávio fica sempre disponível, uma vez que o aluno baixar o método. ;Não precisa de internet depois para visualizar e ele ainda pode baixar em quatro aparelhos;, complementa. As vantagens, para Flávio, são inúmeras: ;Tem a questão financeira, de o aluno não precisar comprar o material e o aplicativo tem vários recursos multimídias que facilitam o aprendizado. Como vídeos, áudios, link relacionados. A partitura nem sempre é muito agradável. Essas ferramentas estimulam mais que o livro de papel;, acredita.

Professor de guitarra há 20 anos, Rodrigo Karashima conta que os alunos costumam ter dificuldade para tirar músicas sozinhos de ouvido, por isso acredita que o uso de ferramentas é essencial para facilitar o processo. ;A gente usa o Amazing slow downer e o Guitar Pro. O primeiro é um aplicativo que diminui a velocidade da música. Dessa forma, os alunos conseguem entender melhor as notas e os acordes. E o segundo é um aplicativo de edição.;

Treino mais fácil
Lucas Sepulveda, estudante de guitarra há sete anos, explica como o Guitar Pro auxilia na aprendizagem. ;Você escreve a tablatura como em um papel e o Guitar Pro toca o que você escreveu. No final, ainda dá para imprimir no formato pdf;, diz.

O professor de bateria Daniel Moscardini diz que incentiva os alunos a utilizarem tecnologias com o próprio exemplo. ;Eu falo para eles que meu maior passatempo é ver vídeos em canais no YouTube de outros bateristas. Eu quero que eles vejam as coisas na internet e me perguntem: ;Eu vi um cara fazendo isso, como faz?;;, ressalta Moscardini.

Moscardini conta, ainda, que leciona bateria por meio de várias ferramentas. ;A música tem que ser tocada em um determinado tempo. Por isso eu uso o aplicativo de metrônomo no celular que ajuda a não oscilar tanto o ritmo.; O professor ainda recorre a sites que disponibilizam músicas sem a guia do instrumento, como um playback. ;Uso muito play alongs, que são músicas sem a bateria. Tem alguns sites que tiram o instrumento. Assim, o aluno pode tocar com a banda original;, conta o músico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação