Diversão e Arte

Filme 'Estados unidos pelo amor', premiado em Berlim, estreia em Brasília

Tomasz Wasilewski é o renovador cineasta que lança afiado olhar crítico

Vinicius Nader
postado em 29/12/2016 07:33

Estados unidos pelo amor:  estado de espírito da Polônia nos anos 1990

A Polônia dos anos 1990 é cenário para a ação de Estados unidos pelo amor, filme dirigido por Tomasz Wasilewski, que ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim deste ano. O drama acompanha o impacto que o momento político polonês tem sobre quatro mulheres: Agata (Julia Kijowska), Renata (Dorota Kolak), Marzena (Marta Nieradkiewicz) e Iza (Magdalena Cielecka).

Agata foi mãe muito jovem, casou-se com o pai do filho, mas não está feliz no casamento. Agora, ela se entrega a uma relação impossível. Renata é uma professora tradicionalista até se apaixonar por Marzena, cujo marido trabalha na Alemanha. Iza é irmã de Marzena e sofre de amor pelo pai de um de seus alunos.

Em comum, além de histórias amorosas conturbadas, as quatro protagonistas têm a busca pela felicidade. É como se elas representassem o estado de espírito e a trajetória política daquela Polônia dividida entre a euforia e a depressão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação