O cantor e compositor Fred Martins, que já teve várias de suas canções gravadas por grandes nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Renato Braz (Boca Livre), se apresenta nesta quinta-feira (29), a partir das 20h, em Brasília (veja detalhes abaixo). No show, que marca a pré-inauguração da casa Canteiro Central, no Setor Comercial Sul, o músico lança o DVD A música é o meu país e o CD Para além do muro do meu quintal, gravado em solo europeu.
Radicado em Portugal há sete anos, Fred guarda boas recordações de Brasília, onde morou quando criança. "Passei os primeiros anos da minha vida aqui. Naquela época (década de 1970), a cidade era muito diferente, praticamente um descampado, e tinha bem menos prédios. Eu me lembro que dava para ver o aeroporto da minha casa", descreve. "Essas memórias a gente guarda;, lembra.
A obra do compositor fluminense rodou o mundo quando foi convidado pela Companhia de Flamenco de María Pagés ; responsável por superproduções do gênero, como Carmen ; para compor a trilha sonora de um espetáculo inspirado na obra de Oscar Niemeyer. O projeto ganhou o nome de Utopia e passou por Rússia, Japão, Estados Unidos, vários países do Oriente Médio e Europa, além de uma breve passagem pelo Brasil, com apresentações em São Paulo.
[VIDEO1]
Para lá do quintal
O músico deixou o Brasil depois de ser convidado para apresentações em Portugal e na Espanha. ;Primeiro, eu fui tocar na Galícia. Depois, foi surgindo um convite atrás do outro, e fui ficando. Cheguei a alugar um apartamento com outros amigos músicos. O que acontece na Europa é bem diferente do que ocorre no Brasil. Lá, existem muitos circuitos e festivais, não só aqueles em evidência na grande mídia;, afirma.
Vencedor do último Prêmio Visa de Música Brasileira, a música de Fred já rendeu elogios de um ilustre colega de profissão. ;Fred Martins é um compositor original, que toca um universo muito particular, interessante e poético. Como intérprete, é sempre bom escutar sua música;, disse Ney Matogrosso, que já gravou algumas canções de Fred, como Novamente.
;Quando eu faço uma música, eu não penso que estou fazendo para alguém. Eu simplesmente faço minhas músicas e eles (os intérpretes) pegam. Isso me dá uma alegria enorme. Eu cresci ouvindo Ney Matogrosso, então, quando ele diz que quer uma música minha, eu fico muito feliz;, conta Fred.
Serviço
Show de Fred Martins
29/12/2016 (quinta-feira)
A partir das 20h
Casa de show Canteiro Central (SCS, Quadra 3, Bloco A)
Ingressos: R$ 15 até às 21h e R$ 20 após
Show de abertura: Alessandra Terribili, cantando Noel Rosa