Diversão e Arte

George Michael tem seguidores dos mais variados no mundo pop

Cantor, morto no Natal, é referência musical para artistas como Sam Smith e Beyoncé

Rodrigo Neves*
postado em 02/01/2017 07:35

Cantor, morto no Natal, é referência musical para artistas como Sam Smith e Beyoncé

George Michael se foi, mas a marca deixada por ele em diversos âmbitos culturais e comportamentais ficará marcada no mundo pop. Símbolo sexual dos anos 1990 e defensor da diversidade de gênero e da liberdade individual, o artista teve grande influência sobre os maiores ícones da música mundial.

Aos 53 anos, em pleno Natal, uma insuficiência cardíaca levou o talentoso Michael. Foi justamente num período natalino, em 1984, que a canção Last Christmas emplacou nas paradas de sucesso, ainda quando Michael fazia dupla com Andrew Ridgeley no Wham! A canção virou modelo para hits natalinos como All I want for Christmas is you, com Mariah Carey; e Last Christmas, interpretado por Taylor Swift.

Não é difícil perceber o impacto que George Michael causou no universo musical, principalmente para os cantores gays. Só por conta da sua autoafirmação é que agora músicos como Rick Martin, Sam Smith, Adam Lambert e o mais novo Troye Sivan podem discutir sobre sexualidade publicamente em seus trabalhos.

O britânico teve que lutar por sua identidade em uma fase em que a homofobia era ainda mais forte. Para piorar, a famigerada Aids avançava pelo mundo. E foi com um escândalo que veio libertação. Detido em um banheiro público de Los Angeles ao tentar fazer sexo com um policial à paisana, em 1998, ele foi condenado por atentado ao pudor, se tornando alvo da mídia sensacionalista. Mais tarde, ele tratou o caso com ironia ao lançar o clipe de Outside, parodiando a situação no mesmo banheiro onde tudo ocorreu.

No Brasil


Depois do incidente, revelou que a música Jesus to a child (1996) foi uma homenagem a um companheiro, o estilista brasileiro Anselmo Feleppa, que morreu em 1995, vítima da Aids. Eles se conheceram na primeira vez que o cantor veio ao Brasil para uma apresentação no Rock in Rio II, em 1991. Pouco depois de começarem a se relacionar, o estilista descobriu a doença e George Michael o ajudou com o tratamento, que, infelizmente, não surtiu efeito.

A imagem sexy de Michael George, levantada ainda mais pelos singles I want your sex e Faith, seguiu pelas gerações seguintes. Justin Timberlake conseguiu seguir seus passos, saindo da boyband ;N Sync e caminhando para uma carreira solo promissora, que trouxe semelhanças perceptíveis nos hits Sexy back e Rock your body. Temos também Adam Levine, do Maroon 5, com toda desenvoltura de galã. Ambos fazendo grande sucesso com o público feminino.

Musicalmente, as misturas originais (soul, funk...) e embalos sonoros criados George Michael também chegaram aos artistas de hoje, identificados em cantores como Sam Smith e Adele. Para reconhecer a marca deixada pelo ex-Wham, basta comparar também o solo de saxofone da música Careless whisper com as canções de Lady Gaga (Edge of glory), de Katy Perry (Last friday night) e de Ariana Grande (Problem).

Top models


Na estética visual, o artista britânico demonstrou grande domínio e se tornou um dos maiores destaques pelo formato de seus videoclipes. Sua ligação com a moda, resultou no clipe de Freedom ;90, que conta com as top models Linda Evangelista, Cindy Crawford e Naomi Campbell dublando a música e promovendo o hino que trata de tudo que o cantor representava. A canção faz parte do segundo disco solo, Listen without prejudice vol. 1 (1990), do qual ele fez questão de não aparecer na capa, pois era contrário à imagem de sex symbol, isso o levou a uma disputa judicial ; perdida ; com a gravadora Sony pela forma de comercialização do CD.

O caso lembra a recente disputa entre a cantora Kesha e o produtor Dr. Luke, pela mesma gravadora. Lembra também a preferência de Sia em não mostrar seu rosto em aparições públicas por não querer sua voz ligada à sua imagem. Adam Lambert, que recentemente assumiu a posição de Fred Mercury no Queen, é quem chega mais perto da postura icônica do cantor atualmente. Os traços de George Michael também são vistos em Single ladies, da Beyoncé.

Tudo isso prova que ele se foi, mas as referências continuarão existindo para tornar o seu legado cada vez mais vivo.

*estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira

O adeus

Durante toda a semana do Natal, fãs prestaram homenagem em frente à casa do cantor, em Oxfordshire, Londres. George Michael foi encontrado morto em sua cama, na manhã de Natal, pelo namorado Fadi Fawaz. A autópsia sobre a causa da morte do britânico não foi conclusiva e a polícia continua investigando. Segundo os sites Hollywood Reporter e BBC, o cantor teria sofrido uma parada cardíaca enquanto dormia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação