Em 4 de janeiro de 1967, a banda The Doors lançava o disco de estreia, deixando um importante legado para a história do rock. Por conta disso, a cidade de Los Angeles proclamou, nesta quarta-feira (4/1), a data como Dia The Doors e promoveu uma cerimônia de homenagem com participação dos dois membros vivos do grupo, o bateirista John Densmore e o guitarrista original Robby Krieger, e dos familiares do vocalista Jim Morrinson e do tecladista Ray Manzarek.
O evento aconteceu na praia de Venice, reunindo mais de 400 pessoas para assistirem um sinal luminoso acender com o logotipo do Doors. Tanto a cidade de Los Angeles quanto o local específico da cerimônia ; o cruzamento das avenidas Pacific e Windward ;, possuem grande importância para a origem da banda.
The doors foi gravado nos estúdios Sunset Sount, em Hollywood, na Califórnia. Com a ajuda de singles como Light my fire ; o mais popular ;, eles venderam mais de mais de 20 milhões de cópias e chegaram a alcançar o 2; lugar da Billboard 200, principal parada de discos dos Estados Unidos.
"Os The Doors (Densmore, Krieger, Manzarek, and Morrison) são possivelmente a mais lendária banda de Los Angeles de sempre. Formada em Venice, The Doors tornou-se o som e a voz dos anos 1960 e influenciou inúmeras gerações posteriores com canções clássicas como Light my fire, Break on through (To the other side) e, claro, L.A. woman, diz uma publicação no site oficial do grupo.
Com a comemoração, também foi anunciado o lançamento de uma edição de luxo do álbum. O material contará com um conjunto de três CD/LP, incluindo uma versão remasterizada, e será lançado em 31 de março.