Diversão e Arte

Dois filmes pernambucanos são selecionados para o Festival de Berlim

Curta-metragem sobre brega e biografia de Tiradentes participam de mostra em Berlim

postado em 10/01/2017 15:32
'Estás vendo coisas' documenta a cena brega pernambucana
Dois filmes com raízes pernambucanas foram selecionados para o Festival de Berlim, um dos mais importantes painéis cinematográficos do circuito internacional: Joaquim, sobre a vida do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), do cineasta Marcelo Gomes, e o curta-metragem Estás vendo coisas, de Barbara Wagner e Benjamin de Burca, documentário da cena brega na Região Metropolitana do Recife.

O Festival de Berlim será realizado entre os dias 9 e 19 de fevereiro, na capital alemã. O Brasil também será representado na mostra pelos filmes As duas Irenes, de Fábio Meira, Mulher do pai, de Cristiane Oliveira, Vazante, de Daniela Thomas, e Pendular, de Julia Murat.

Único longa-metragem brasileiro na mostra principal e concorrente ao Urso de Ouro, cobiçado troféu do evento, Joaquim narra a transformação de Tiradentes (1742-1792) de militar da Guarda Real e atuante na repressão aos contrabandistas de ouro, em Minas Gerais, a líder de um movimento contra a dominação portuguesa. Traído e delatado, o inconfidente acabou condenado à morte por enforcamento pela administração colonial.

O filme Joaquim é uma coprodução brasileira, portuguesa e espanhola. Na mostra, o cineasta pernambucano divide espaço com diretores do calibre de Danny Boyle (T2 Trainspotting) e Hong Sansoo (On the beach night alone).
Por Diário de Pernambuco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação