Diversão e Arte

Desventuras em série, com Neil Patrick Harris, estreia na sexta na Netflix

A produção tem como base a saga de livros homônima de Lemony Snicket

postado em 12/01/2017 07:30

São Paulo ;
Em 1999, o escritor norte-americano Daniel Handler, sob o pseudônimo de Lemony Snicket, lançou a primeira obra da saga Desventuras em série, que deu origem a mais 12 livros. Em 2004, a produção ganhou uma versão cinematográfica. Treze anos após o lançamento do filme, a história ganha uma nova adaptação, desta vez, em formato televisivo produzido pelo serviço de streaming Netflix.

A primeira temporada do seriado Desventuras em série estreia amanhã (13/1) na plataforma, com oito episódios. Cada capítulo é baseado em dois livros da saga. A grande estrela da produção é o ator Neil Patrick Harris. Conhecido por atuar na série de comédia How I met your mother e também por estrelar musicais da Broadway tendo inclusive um Tony Awards (premiação de produções musicais ao estilo do Oscar), .

[SAIBAMAIS]O astro dará vida ao personagem Conde Olaf, que, nos cinemas, foi interpretado por Jim Carrey. ;A ideia de fazer um personagem que não se parecia comigo fisicamente me pareceu interessante. Isso foi instigante;, contou o ator, que revelou levava até quatro horas para se caracterizar e teve que ficar por um tempo no Canadá para as gravações.

[VIDEO1]

Conde Olaf é um dos personagens principais de Desventuras em série. Logo no primeiro episódio, ele se torna o guardião dos jovens Baudelaire, Violet (Malina Weissman), 13 anos, Klaus (Louis Hynes), 12, e a bebê Sunny (Presley Smith), que se tornam órfãos após a morte dos pais durante um incêndio na casa da família. ;Minha interação com as crianças foi interessante. Eu quis logo conhecê-los. A Malina, que faz a Violet, já tinha experiência. Ela esteve em Supergirl. Enquanto para Louis era seu primeiro trabalho. Eu dei várias dicas, principalmente, por conta do sotaque, porque ele é inglês;, lembra.

De uma forma ao mesmo tempo trágica e engraçada, a história é narrada por Lemony Snicket, que, na trama, é vivido por Patrick Warburton. ;Ele fala diretamente com a audiência. É uma pena eu não ter podido atuar ao lado dele, porque ele é muito engraçado;, comenta Neil Patrick Harris.

Até por ter esses dois lados, a produção pode ser classificada como uma tragicomédia. ;Assim como a série Pushing daises, que era ao mesmo tempo dramática e engraçada, é isso que a Netflix busca em Desventuras em série;, comenta.

Várias facetas

Apesar de dar vida a Conde Olaf, por conta das mentiras do personagem, Neil Patrick Harris interpretará também os vários disfarces de Olaf, como Capitão Sham (um marinheiro com uma perna de pau) e Stephano (herpetologista), além de atuar ainda com cenas musicais, algo característico em sua carreira. ;Olaf é engraçado por ser exagerado. Normalmente, como ator você tenta interpretar um personagem tendo empatia, pensando nos motivos porque aquele personagem faz aquilo. Com Olaf não tem isso. Ele é malvado, péssimo ator... Ele é a representação de algo dark. Se fosse só engraçado, não teria motivo para a série existir. As crianças tinham que ter medo dele;, analisa.

O ator revelou que a caracterização do personagem levava até quatro horas

Questionado sobre a preparação, Neil Patrick Harris disse que leu os livros e também assistiu ao filme, mesmo após um pedido do produtor executivo Barry Sonnenfeld para que ele não o fizesse. ;Quando isso (o convite) apareceu na minha frente, eu li o primeiro livro, depois o script e pedi para assistir ao filme. Ele disse que não, eu vi mesmo assim. Eu gosto de ter informação;, afirma. Harris classificou entrar no personagem algo fácil: ;Os livros já estavam escritos e os descreviam muito bem, mas é uma grande responsabilidade porque há vários fãs do livros.;

A repórter viajou a convite da Netflix

Crítica/ Desventuras em série ####
Adaptar um livro para outra plataforma é sempre um desafio, principalmente, quando a produção literária já é um sucesso. E esse foi a missão da Netflix com
Desventuras em série. E pode-se dizer que o serviço de streaming conseguiu. Logo no primeiro episódio, o seriado traz a mistura de tragédia e comédia para contar a história dos pequenos Baudelaire.

Assim como outras produções da plataforma, o elenco infantil se destaca com as boas atuações de Malina Weissman e Louis Hynes. No elenco adulto, aplausos para Neil Patrick Harris, Patrick Warburton e Joan Cusack, no papel da Juíza Strauss. Apesar de ter muitas semelhanças com o filme, inclusive a atuação de Harris que muitas vezes lembra a de Jim Carrey, a série consegue ir mais além. Afinal de contas, serão oito episódios para destrinchar os livros da saga. Outro ponto alto é o fato de poder agradar tanto o público infantil como o adulto. (AI)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação