Diversão e Arte

Admirada por estrelas do jazz, Rosa Passos foca na carreira internacional

Disco com canções inéditas da artista deve sair ainda este ano

Irlam Rocha Lima
postado em 12/01/2017 07:31
Rosa Passos se apresenta no Lincoln Center, acompanhada do pianista Kenny Barron e do multi-instrumentista e compositor Paulo Paulelli
Impressiona o prestígio que Rosa Passos possui entre os jazzistas dos Estados Unidos. A cantora, compositora e violonista baiana-brasiliense já fez incontáveis apresentações em Nova York, New Jersey, Boston e outras cidades norte-americanas; tem discos gravados com nomes consagrados, como o contrabaixista Ron Carter e o saxofonista e clarinetista Paquito D;Rivera; e muitos admiradores, entre os quais ninguém menos que o exigente pistonista Wynton Marsalis.

Rosa foi a única artista brasileira que, a convite de Marsalis, participou da programação comemorativa do centenário do jazz, desenvolvida na temporada de 2016, no Lincoln Center. As apresentações naquela renomada instituição novaiorquina, nos dias 9 e 10 de dezembro últimos, foram prestigiadas por plateia de apreciadores da música popular brasileira ; inclusive Ron Carter.

[SAIBAMAIS]Desde que retornou a Brasília, a cantora tem se dedicado ao seu novo projeto, um disco de composições autorais, que pretende gravar até o final do primeiro semestre deste ano. O CD mais recente da diva brasiliense por ela é o Ao Vivo, que traz o registro de um show no Teatro Uama, em Carmelo, no Uruguai, lançado em maio do ano passado, pela Biscoito Fino.

;Como os fãs vinham cobrando um álbum com canções de minha autoria, decidi atendê-los. O repertório está praticamente definido. Já tenho 11 músicas prontas, todas feitas em parceria. Obviamente, não faltarão as que compus com Fernando de Oliveira, parceiro desde o começo da minha carreira. Alma de bolero e Tarde demais são as nossas criações para esse trabalho;, anuncia. ;Jorge Helder divide comigo Inocence blues; e há, ainda, Edredon de seda, minha e de Arnoldo Medeiros; e Aquário, um samba-canção que tem letra de Salgado Maranhão;, acrescenta.

Na Suíça


Em maio, Rosa volta à Europa para shows na Suíça; e há possibilidade de ela se apresentar também na Espanha e na Itália. ;Meu manager, Marco de Almeida, é quem está acertando detalhes desse novos compromissos. Há ainda a possibilidade de nova turnê pelos Estados Unidos, no verão americano;, adianta.

Lá, a cantora tem ido com alguma frequência. Entre 6 e 8 de junho de 2016, ela foi destaque no lendário Blue Note, o mais famoso clube de jazz de Nova York, onde subiu ao palco em três noites. Depois, seguiu rumo a Boston, para uma oficina de canto na Berklee College of Music. ;Em Boston recebo sempre ótima acolhida. Fui outorgada com o título de cidadã da cidade, conferido pela prefeitura; e possuo a comenda de doutor honoris causa em música, concedida pela Berklee, em 2008.; No ano passado, o homenageado foi Milton Nascimento.

Sobre a participação na celebração dos 100 anos do jazz, Rosa conta que, nos dois shows no Lincoln Center, teve a companhia do consagrado pianista Kenny Barron, indicado para o Grammy americano, por seu novo disco, na categoria instrumentista. ;Paulo Paulelli, baixista da minha banda, foi comigo. No repertório que interpretamos, prevaleceram músicas de Tom Jobim, como Dindi, Fotografia, Por causa de você e Só danço samba. Paquito D;Rivera deu canja em Corcovado. Fizemos também Disse alguém, versão de Haroldo Barbosa para All of me (John Legend), Verão e Outubro, que compus com Fernando de Oliveira;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação