Diversão e Arte

1º Rock in Rio acontecia há 32 anos e a programação da época é só saudade

Programação da primeira edição do festival teve, entre outros artistas, Scorpions, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne e Queen, sob o comando de Freddie Mercury

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 13/01/2017 19:53
Programação da primeira edição do festival teve, entre outros artistas, Scorpions, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne e Queen, sob o comando de Freddie Mercury
Há 32 anos, em 1985, acontecia a primeira edição do Rock in Rio. O festival ; que hoje é uma referência no mundo do entretenimento ; foi realizado pela primeira vez entre os dias 11 e 20 de janeiro. Mas, diferentemente do que acontece hoje em dia, não houve pausas na programação: foram 10 dias ininterruptos de festa. Outra coisa que impressiona é o line-up do evento, que contou com a presença de 15 artistas nacionais e 16 internacionais.
[SAIBAMAIS] Entre os nomes estrangeiros que passaram pelo palco da primeira Cidade do Rock, erguida no Rio de Janeiro, estavam Iron Maiden, Whitesnake, Scorpions, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, AC/DC, Yes e Gogo;s. O time brasileiro foi representado, entre outros, por Erasmo Carlos, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Gilberto Gil e Moraes Moreira, além dos ex-Novos Baianos Pepeu Gomes e Baby Consuelo.
A primeira edição do festival, que registrou um público de 1,38 milhão de pessoas ao longo dos 10 dias, foi repleta de momentos antológicos. Dois shows, no entanto, entraram para a história e são lembrados até hoje pelos amantes do bom e velho rock;n;roll. O primeiro foi o da banda britânica Queen ; que subiu ao palco nos dias 11 e 18 de janeiro ;, comandada pelo vocalista icônico Freddie Mercury. Outro, foi o do Barão Vermelho ; que se apresentou em 15 e 20 de janeiro ;, sob a batuta de Cazuza. Nenhum dos dois cantores voltaria a se apresentar no Rock in Rio. Freddie morreu seis anos depois, em 1991, ano da segunda edição do festival. Já Cazuza nos deixou em 1990.
Depois do estrondoso sucesso inicial, a edição seguinte do Rock in Rio aconteceu no estádio do Maracanã, que, à época, era o maior do mundo. Os cariocas puderam conferir o evento ainda em 2001, 2011, 2013 e 2015, quando celebrou 30 anos de existência. O festival também foi levado a Lisboa, Madri e Las Vegas.

A sétima edição no Rio de Janeiro acontece entre os dias 15 e 24 de setembro deste ano, no Parque Olímpico. Até agora, as atrações confirmadas são Aerosmith, Bon Jovi, Maroon 5, Red Hot Chili Peppers e Billy Idol.

Relembre alguns momentos marcantes do festival:

[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação