Adriana Izel
postado em 26/01/2017 07:31
Diferentemente do que aconteceu com a axé music, que estourou nos anos 1990 e sofreu com a falta de renovação nos anos seguintes, a música sertaneja tem mantido frequência na aparição de novos artistas. Pelo menos a cada ano, cantores e duplas, até então desconhecidas, ganham espaço no mercado. ;Tem uma nova geração muito grande chegando, mas, ao mesmo tempo, o mercado está mais unido do que nunca, em que todo mundo é valorizado, desde o sertanejo de raiz, o romântico e o universitário;, comenta o cantor Gustavo Mioto, que atualmente colhe os frutos do sucesso da faixa Impressionando os anjos, que no Youtube possui mais de 7 milhões de visualizações.
Se no ano passado foram revelados para o grande público nomes como Naiara Azevedo, Marília Mendonça e a dupla Zé Neto & Cristiano, agora é a vez de toda uma nova geração chegar ao sertanejo. Em 2016, a principal característica dos novos artistas estava ligada aos compositores que resolveram se tornar intérpretes e à forte presença feminina. Em 2017, as tendências são duas: a aposta nas letras românticas e novamente a inserção das mulheres no estilo musical. ;Para nós, é incrível ver as mulheres conquistando cada vez mais espaço e respeito no meio sertanejo. Isso abre portas para todas ;, classifica May, da dupla May & Karen, que tem se destacado na internet com a faixa Coração de osso, gravada em parceria com Naiara Azevedo.
O Diversão & Arte apresenta, a seguir, uma seleção com oito artistas da música sertaneja que prometem estourar em 2017. A lista tem cantores e duplas que começaram a mostrar todo o seu potencial, principalmente, na internet.
Gustavo Mioto
Natural de Votuporanga, interior de São Paulo, o cantor Gustavo Mioto, de apenas 19 anos, tem uma das músicas mais ouvidas no país. No ranking da última semana, divulgado pela Connect Mix, a faixa do paulista Impressionando os anjos estava em sétimo lugar. Na internet, o clipe da canção tem mais de 7 milhões de visualizações, com três meses de lançamento. ;Desde o ano passado, minha carreira deu uma guinada. As pessoas têm respeitado e procurado mais o meu trabalho. Tem sido incrível para mim, sempre sonhei em fazer parte desse mercado;, revela Mioto ao Correio.
[VIDEO1]
Em 2015, após ter assinado um contrato com uma gravadora, lançou o primeiro álbum da carreira, Ciclos, que tinha músicas como Hoje eu tô solteiro, Jeitinho de amar (em parceria com Cristiano Araújo), Ela não gosta de mim e Carla (gravada com Luan Santana). A faixa romântica Impressionando os anjos é o primeiro single de um novo trabalho que ainda está em processo de construção. Em 2017, o cantor promete o lançamento de novas faixas e no segundo semestre há a expectativa da gravação de um DVD, com algumas participações especiais. A principal característica do trabalho de Mioto é apostar em faixas românticas. ;A galera tem se emocionado com Impressionando os anjos, que é a primeira coisa que eu busco na minha carreira;, afirma.
Antes de trabalhar com música sertaneja, Gustavo Mioto tocou em bandas de baile, que têm como característica apresentações em festas como casamentos e formaturas. ;A minha família é de músicos, sempre estive inserido nesse mundo. Com 6 anos, comecei a me interessar por violão. Aos 10, já fazia minhas primeiras composições, que eram bem ruins;, admite entre risos. Aos 15 anos, entrou para uma banda de baile, que classifica como uma escola para a carreira atual: ;Foi lá que aprendi tudo, sobre palco, sobre ser versátil.;
Júlia & Rafaela
As irmãs gêmeas Júlia & Rafaela, 15 anos, se destacam na cena do sertanejo desde o fim do ano passado. Naturais do interior de Mato Grosso, elas começaram a carreira na internet postando vídeos covers no YouTube. Em 2016, lançaram o primeiro EP da carreira, com quatro faixas: Pé na rua, Não deixe de me abraçar, Ai que fofo e Na mesma moeda. ;A nossa carreira começou com o canal no YouTube há um ano, mas cantamos desde os 4 anos;, lembra Rafaela.
[VIDEO2]
[VIDEO2]
Unindo sofrência, empoderamento e também letras mais alegres, as cantoras trabalham atualmente para a gravação do primeiro DVD da carreira. Um dos primeiros passos para isso foi o lançamento do novo single, Paredes pintadas. ;Não temos data ainda (para a gravação do DVD). Mas estamos escolhendo o repertório;, garante Rafaela. Criadas no meio sertanejo, as irmãs têm como influências nomes como Marcos & Belutti, Simone & Simaria e João Neto & Cristiano.
Felipe Araújo
Felipe Araújo deu os primeiros passos na carreira solo em 2015, quase que em homenagem ao irmão Cristiano Araújo, que morreu naquele ano em um acidente de carro. Alguns meses após a morte do irmão, Felipe lançou o EP Com você, que levou o nome de uma faixa escrita especialmente para Cristiano. A canção era uma forma de desabafo e de tributo ao maior ídolo de Felipe, o irmão.
[VIDEO3]
[VIDEO3]
Antes de investir na carreira solo, o artista havia se dedicado durante quatro anos a uma dupla sertaneja. No ano passado, com mais bagagem, lançou o DVD 1 Dois 3: Ao vivo em Goiânia, com participação de grandes nomes do sertanejo: Zezé di Camargo & Luciano (Pra que deixar pra amanhã), Jorge & Mateus (Chave cópia), Leonardo e o pai João Reis (Eu quero ser seu dono), Simone & Simaria (Me chama outra vez) e Henrique & Juliano (A mala é falsa). Essa última faixa fez sucesso e colocou Felipe na lista dos artistas com músicas mais ouvidas no Brasil na sexta posição. Aos moldes do irmão, Felipe Araújo aposta em diversificar o repertório, tanto com faixas dançantes, com a pegada do arrocha, quanto músicas mais românticas.
Vinícius Lobo
É da pequena cidade de Cedro, no interior do Ceará, que saiu o cantor Vinícius Lobo, uma das apostas para 2017. Em março do ano passado, o artista gravou o primeiro DVD da carreira, sob o título de Super-herói, em Maringá, no Paraná. Com 16 faixas, o álbum teve logo uma canção estourada. A música Coração não mente.
[VIDEO4]
[VIDEO4]
Resgatando uma tendência antiga do sertanejo, Vinícius Lobo, 20 anos, investe, principalmente, no romantismo em seu repertório. Essa foi a estratégia utilizada pelos empresários para que o artista se destacasse dentro do mercado do sertanejo.
May & Karen
Formada em 2013, a dupla May & Karen surgiu quando as cantoras foram apresentadas por amigos em São Paulo. Desde a infância, as duas já estavam envolvidas com música. ;Nos conhecemos por meio de amigos em comum e nunca mais nos separamos. Começou como brincadeira, mas depois levamos a sério;, revelou Karen.
Neste ano, as cantoras lançaram pela primeira vez um DVD. O material foi divulgado no YouTube oficial da dupla, com 10 faixas inéditas. O disco ainda conta com duas participações especiais: Naiara Azevedo, em Coração de osso, e João Neto & Frederico, na música Vida de solteiro. ;Lançamos o DVD por completo no canal e os comentários do público estão sendo gratificantes. Estamos muito felizes com a repercussão;, completa May.
[VIDEO5]
[VIDEO5]
O trabalho da dupla passa por diversas tendências do sertanejo, como sofrência, sertanejo romântico e arrocha. ;Gostamos e apostamos em todos os estilos dentro do sertanejo;, garante Karen. Bastante ecléticas, as cantoras revelam que têm influências de artistas como Elis Regina, Zezé di Camargo & Luciano, Luan Santana e até os gringos Justin Bieber e Beyoncé.
Jonas Esticado
Com três anos de carreira, o cearense Jonas Esticado tem chamado atenção no mercado por seguir uma vertente que mistura forró e sertanejo, como fez Wesley Safadão e até a dupla Simone & Simaria, artistas que surgiram primeiro no ritmo nordestino.
No ano passado, Esticado lançou o primeiro DVD da carreira, que ele mesmo definiu como um ;divisor de águas; na sua trajetória. Do material Jonas Esticado ; Live intense, gravado em Maceió no ano passado e que inclui 18 faixas autorais, a música Amiga linda logo se tornou sucesso entre o público.
Day & Lara
Antes mesmo de ser uma dupla, Day & Lara já estavam envolvidas com a música sertaneja. Day é filha de Camargo da dupla Claiton e Camargo, sobrinha de Zezé di Camargo & Luciano e prima de Wanessa. Já Lara tinha uma dupla com o irmão Vitor. Em maio de 2015, elas se conheceram e começaram a trabalhar juntas como compositoras. Escreveram Bebo dobrado, que ficou famosa na voz de Lucas Lucco, e fizeram mais de 120 músicas, entre elas, Maquiagem borrada (Zé Felipe), Você faz falta aqui (Maiara & Maraisa) e Tão rara (Gusttavo Lima).
;Começamos a compor juntas. Em 2015, nos dedicamos à composição. No fim daquele ano, fomos para a fazenda da minha família e as pessoas começaram a falar que deveríamos formar uma dupla;, lembra Day. Mostrando uma das composições para um artista, elas foram convidadas para um empresário para formar a dupla. ;Sempre fomos cantoras e compositoras. As pessoas sempre comentavam que nossas vozes combinavam. Em março de 2016, surgiu essa oportunidade como Day & Lara;, conta Day.
[VIDEO6]
[VIDEO6]
Em agosto do ano passado, gravaram o primeiro DVD da carreira, que reúne 17 faixas, sendo 14 de autoria da dupla com parceiros, entre elas as canções que já foram divulgadas Até ex duvida (com Maiara & Maraisa), Digitando, X na comanda, Lixeiro, Couvert e Atendo ou não atendo (Munhoz & Mariano). ;Foi tudo muito rápido. Nos tornamos dupla e em menos de três meses estávamos contratadas e, em poucos meses gravamos o DVD, que será lançado completo em fevereiro;, adianta Lara. No repertório das cantoras, uma mistura de volta por cima, romance e modão. ;Começamos a observar que o mercado do sertanejo feminino tinha muito de traição e deprê, e a gente traz algo mais para cima;, diz Day.
Rafaela Miranda
Mais conhecida como compositora, a cantora Rafaela Miranda se lançou como intérprete no ano passado, com o single Luz apagada. A boa repercussão da música fez com que a artista divulgasse um EP, com mais seis canções, entre elas Conta pra ela, Só na bebedeira e Coração desbotado.
[VIDEO7]
[VIDEO7]
O grande diferencial de Rafaela está na voz grave e também no fato de ter facilidade com composição. É de autoria dela a música Cotovelo vai doer, gravada por Zezé di Camargo & Luciano. A cantora é natural de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, e reforça o ;time das mulheres; no sertanejo.