Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Atriz iraniana boicotará cerimônia do Oscar em protesto contra Trump

Taraneh Alidoosti afirmou que as restrições de visto propostas pelo atual presidente americano são racistas


A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, protagonista de O apartamento, longa indicado a melhor filme estrangeiro no Oscar, afirmou hoje, no Twitter, que vai boicotar a cerimônia de entrega do prêmio. O ato é um protesto contra os desejos do presidente norte-americano Donald Trump de banir vistos para países majoritariamente muçulmanos. Para a atriz, a medida é racista.

O apartamento é dirigido por Asghar Farhadi, que já ganhou a estatueta de melhor filme estrangeiro por A separação, em 2012.
[VIDEO1]
"A proibição de visto para os iranianos é racista. Se o eventos culturais estão incluídos ou não, eu não irei aos #AcademyAwards 2017 como protesto", disse a atriz iraniana.

Histórico

Donald Trump prometeu, durante a campanha de eleição, que iria banir muçulmanos de entrarem nos Estados Unidos, em uma medida contra terroristas. Segundo a agência Reuters, o plano é impor um banimento temporário nos vistos realizados em sete países majoritariamente muçulmanos, Síria, Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.

A ONU criticou a medida, afirmando que qualquer atraso no programa de realocação de refugiados seria altamente preocupante. Especialistas em direito consultados pelo jornal Independent também sugeriram que a medida poderia ser inconstitucional se fosse provado que ela é baseada em discriminação religiosa.

O atual presidente dos Estados Unidos disse que vai focar as restrições em países que os imigrantes possam ameaçar a segurança norte-americana. Em entrevista ao canal ABC, Trump afirmou que não propõe um banimento para muçulmanos, apesar de apoiar um aumento de restrições para os vistos.