Diversão e Arte

Comemoração de meio século de 'Cem anos de solidão' começa em Cartagena

A cidade caribenha foi testemunha dos primeiros passos de Gabriel García Marquez como jornalista e guarda as cinzas do escritor

Agência France-Presse
postado em 26/01/2017 19:56
A comemoração dos 50 anos da publicação de "Cem anos de solidão", a obra mais famosa do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, começa nesta quinta-feira, com uma leitura coletiva na cidade caribenha de Cartagena.

"Organizamos, no âmbito do Hay Festival, uma leitura coletiva com a ideia de abrir o ano em que se recorda esse sucesso, essa epopeia, que é ;Cem anos de solidão;", disse à AFP Jaime Abello, diretor da Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), fundada por García Márquez, morto em 2014.

A partir desta quinta-feira e até sábado, 60 pessoas lerão, em ciclos de duas horas, trechos do romance sobre a família Buendía, que foi lançado em junho de 1967 pela editora Sudamericana de Buenos Aires, acrescentou.
A leitura contará com a participação de 20 literatos e personalidades que comparecem ao Hay Festival - que ocorre entre esta quinta e domingo -, 20 autoridades de Cartagena e amigos do "Gabo", e 20 cidadãos escolhidos, após uma convocatória pública dos organizadores.

"Deve-se manter a atenção aos clássicos, (...) e esta é uma das maiores criações literárias", explicou Abello, acrescentando que a leitura será realizada em diferentes idiomas, como espanhol, francês, inglês e português.

Cartagena foi escolhida como lugar de abertura das comemorações por ser considerada "a cidade de García Márquez", acrescentou.

A cidade caribenha foi testemunha dos primeiros passos de Gabo como jornalista, no diário El Universal, e guarda as cinzas do escritor, nascido no município de Aracataca em 1927. Uma das casas que pertenceram a ele também se encontra na cidade.

García Márquez, ganhador do Nobel em 1982, morreu em abril de 2014 no México, onde vivia com a sua esposa, aos 87 anos.

Abello indicou que durante 2017 serão realizadas outras atividades para homenagear "Cem anos de solidão", incluindo eventos no Chile e na Argentina, entre outros países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação